04/02/2015 11h49 - Atualizado em 07/03/2017 15h06

Governo e usuários da Bacia do Rio Benevente discutem impactos da seca

O auditório da Prefeitura de Anchieta ficou lotado, na tarde desta terça-feira (03), durante reunião promovida pelo Governo do Estado para discutir os efeitos da grave estiagem que atinge o Espírito Santo. O encontro faz parte de uma série de reuniões que o Governo vem promovendo em todas as regiões para fortalecer os processos decisórios dos Comitês de Bacias Hidrográficas, na busca de soluções compartilhadas que possibilitem a redução do consumo de água.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Benevente também deve definir, nos próximos dias, medidas e ações, que serão encaminhadas ao Governo, para a redução do consumo de água na região de sua abrangência, como forma de enfrentar os efeitos da mais grave seca registrada no Espírito Santo nos últimos 40 anos.

O encontro em Anchieta contou com a presença dos secretários de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto; de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rodrigo Júdice; de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser; do diretor da Cesan, Anselmo Tozi; da diretora presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sueli Tonini e do prefeito de Anchieta, Marcus Assad.

Soluções compartilhadas

Durante a reunião, foram ouvidos produtores rurais, lideranças empresariais, políticas e religiosas, representantes de entidades ligadas ao setor agropecuário e moradores dos municípios que fazem parte da Bacia do Benevente. Os usuários manifestaram sua preocupação com a situação do abastecimento na região e foram informados de que o Governo está mobilizado para enfrentar o problema.

O secretário de Agricultura, Octaciano Neto, afirmou que o Governo vem fazendo gestões junto à Presidência da República e ao Banco Central no sentido de conseguir a prorrogação das dívidas dos produtores rurais que estão vencendo no primeiro semestre de 2015.
“Os técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) também estão auxiliando as administrações municipais na elaboração dos decretos de emergência para que a homologação da grave situação vivida pelos capixabas de todas as regiões do Estado aconteça de forma mais rápida”, ressaltou.

O secretário ressaltou que todos os segmentos da sociedade têm o desafio de se adaptar à nova realidade de escassez de água e buscar alternativas que possibilitem a redução do consumo.
“Estamos mobilizando os usuários de água de todas as bacias capixabas. Nossa proposta é fortalecer os processos decisórios dos Comitês de Bacias Hidrográficas e, juntos, encontrar soluções para a redução do consumo”, afirma.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rodrigo Júdice, ressalta a importância do diálogo entre o Governo do Estado e a sociedade.

“Neste momento de dificuldade, precisamos nos unir para encontrar soluções duradouras que garantam a execução de políticas públicas capazes de aumentar a reservação de água e a segurança hídrica em nosso Estado”.
Os Comitês de Bacia Hidrográfica são órgãos colegiados regionais e setoriais, deliberativos e normativos da bacia hidrográfica, por meio dos quais os interesses econômicos, sociais, ambientais e políticos são discutidos em busca do diálogo entre seus representes. Estes colegiados deliberam sobre as decisões referentes à questão da água em suas respectivas bacias hidrográficas.

Daniel Simões
facebook.com/SeagES