05/02/2015 13h17 - Atualizado em 07/03/2017 15h06

Governo do Estado se reúne com usuários de água da Bacia do Rio São Mateus

Os usuários de água da Bacia do Rio São Mateus se reúnem, nesta sexta-feira (06), com representantes do Governo do Estado para discutir os efeitos da grave estiagem que atinge o Espírito Santo. O encontro será a partir das 15 horas no auditório da Faculdade Vale do Cricaré e é mais um passo da administração estadual no sentido de fortalecer os processos decisórios dos Comitês de Bacias Hidrográficas. A intenção é buscar soluções compartilhadas que possibilitem a redução do consumo de água diante da estiagem enfrentada pelos capixabas.

A reunião desta sexta-feira (06) faz parte de uma série de encontros que o Governo irá promover nos próximos dias com os Comitês de Bacias Hidrográficas e usuários de água de um modo geral. Os comitês deverão definir, já nos próximos dias, novas regras para o uso da água das bacias hidrográficas com o objetivo de enfrentar os efeitos da mais grave seca registrada no Espírito Santo nos últimos 40 anos.

As secretarias de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca; Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano; Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a Agência Estadual de Recursos Hídricos estão participando dos encontros, que reúnem também produtores rurais, lideranças empresariais, políticas e religiosas, representantes de entidades ligadas ao setor agropecuário e moradores dos municípios.

Já ocorreram reuniões com os usuários das bacias dos rios Santa Maria da Vitória, Itapemirim e Benevente. Nesta sexta-feira (06), além de São Mateus, o Governo se reúne também com os usuários da Bacia do Rio Doce, em Colatina, às 09 horas, no auditório da Diocese em Colatina.

O secretário de Agricultura, Octaciano Neto, ressalta que todos os segmentos da sociedade têm o desafio de se adaptar à nova realidade de escassez de água “faremos reuniões com os usuários de água de todas as bacias capixabas. Nossa proposta é fortalecer os processos decisórios dos Comitês de Bacias Hidrográficas e, juntos, encontrar soluções para a redução do consumo”, afirma.

O secretário destaca que o Governo vem fazendo gestões junto à Presidência da República e ao Banco Central no sentido de conseguir a prorrogação das dívidas dos produtores rurais que estão vencendo no primeiro semestre de 2015. “Os técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) também estão auxiliando as administrações municipais na elaboração dos decretos de emergência para que a homologação da grave situação vivida pelos capixabas de todas as regiões do Estado aconteça de forma mais rápida”, informa o secretário.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rodrigo Júdice, destaca a importância do diálogo entre o Governo do Estado e a sociedade. “Neste momento de dificuldade, precisamos nos unir para encontrar soluções duradouras que garantam a execução de políticas públicas capazes de aumentar a reservação de água e a segurança hídrica em nosso Estado”.

Os Comitês de Bacia Hidrográfica são órgãos colegiados regionais e setoriais, deliberativos e normativos da bacia hidrográfica, por meio dos quais os interesses econômicos, sociais, ambientais e políticos são discutidos em busca do diálogo entre seus representes. Estes colegiados deliberam sobre as decisões referentes à questão da água em suas respectivas bacias hidrográficas.

Daniel Simões
Texto: Thaís Tonini