03/02/2015 06h43 - Atualizado em 07/03/2017 15h06

Governo do Estado discute a estiagem com usuários da Bacia do Rio Benevente

Nesta terça-feira (03) será a vez dos usuários de água da Bacia do Rio Benevente discutirem, junto com o Governo do Estado, os efeitos da grave estiagem que atinge o Espírito Santo. A reunião acontece a partir das 14 horas no auditório da Prefeitura de Anchieta e contará com a participação das Secretarias de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca; Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano; Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Agência Estadual de Recursos Hídricos.

O Governo do Estado quer fortalecer os processos decisórios dos Comitês de Bacias Hidrográficas para buscar soluções compartilhadas que possibilitem a redução do consumo de água diante da estiagem que atinge o Espírito Santo. Os comitês deverão definir, já nos próximos dias, novas regras para o uso da água das bacias hidrográficas com o objetivo de enfrentar os efeitos da mais grave seca registrada no Estado nos últimos 40 anos.

Já ocorreram reuniões com os usuários das bacias dos rios Santa Maria da Vitória e Itapemirim. Na próxima sexta-feira (13), o Governo se reúne com os usuários das bacias do Rio Doce, em Colatina, e do Rio São Mateus, em São Mateus. Os encontros reúnem produtores rurais, lideranças empresariais, políticas e religiosas, representantes de entidades ligadas ao setor agropecuário e moradores dos municípios, usuários de água de um modo geral.

O secretário de Agricultura, Octaciano Neto, destaca que todos os segmentos da sociedade têm o desafio de se adaptar à nova realidade de escassez de água. “Faremos reuniões com os usuários de água de todas as bacias capixabas. Nossa proposta é fortalecer os processos decisórios dos Comitês de Bacias Hidrográficas e, juntos, encontrar soluções para a redução do consumo”, afirma.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rodrigo Júdice, ressalta a importância do diálogo entre o Governo do Estado e a sociedade. “Neste momento de dificuldade precisamos nos unir para encontrar soluções duradouras que garantam a execução de políticas públicas capazes de aumentar a reservação de água e a segurança hídrica em nosso Estado”.
Os Comitês de Bacia Hidrográfica são órgãos colegiados regionais e setoriais, deliberativos e normativos da bacia hidrográfica, por meio dos quais os interesses econômicos, sociais, ambientais e políticos são discutidos em busca do diálogo entre seus representes. Estes colegiados deliberam sobre as decisões referentes à questão da água em suas respectivas bacias hidrográficas.

Daniel Simões
facebook.com/SeagES