26/12/2013 09h32 - Atualizado em 07/03/2017 15h36

Governo do ES vai disponibilizar mais máquinas e caminhões para atender comunidades rurais

O Governo do Espírito Santo vai disponibilizar mais máquinas e caminhões para realizar limpeza e recuperação das estruturas afetadas pelas enxurradas e inundações que atingiram todas as regiões do Estado nos últimos dias.

A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) está com procedimento administrativo em andamento para contratar e disponibilizar “patrulhas mecanizadas” para reforçar os serviços de apoio nas áreas rurais dos municípios. A ação vem intensificar o trabalho que já é realizado pela Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) nas áreas urbanas.

“Esse trabalho será no mesmo modelo que fizemos em outras oportunidades. Com situação de Emergência decretada, vamos organizar um plano de trabalho para desobstruir e recuperar estradas rurais danificadas e outras necessidades localizadas”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

As “patrulhas mecanizadas” são compostas por caminhões, escavadeira hidráulica, motoniveladora, pá-carregadeira, retroescavadeira e rolo compactador e terá capacidade de realizar emergencialmente até 3.600 horas de serviços.

Como em outras ocasiões, para ter acesso, basta os municípios com Emergência Homologada pelo Governo do Estado encaminharem à Seag solicitação contendo o serviço a ser realizado, o maquinário necessário e os locais de execução.

Abrangência dos Trabalhos

Região Centro-Serrana: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta, Brejetuba, Conceição do Castelo, Ibatiba, Irupi, Iúna, Muniz Freire e Venda Nova do Imigrante.
Região Sul: Alegre, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Jerônimo Monteiro, São José do Calçado, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Mimoso do Sul, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul.
Região Norte: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus, Vila Pavão, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Jaguaré, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Sooretama e Vila Valério.
Região Central: Anchieta, Guarapari, Cariacica, Santa Leopoldina, Serra, Viana, Vila Velha, Aracruz, Fundão, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Roque do Canaã.

Governo mantém equipamentos permanentes nos municípios

Além das “patrulhas mecanizadas”, contratadas emergencialmente para trabalhar na limpeza e recuperação das áreas rurais, a Seag mantém um conjunto significativo de máquinas, caminhões, veículos e equipamentos integrados às frotas das prefeituras e de outras instituições municipais, como cooperativas e associações.

Entre 2009 e 2013, foram 598 equipamentos (motoniveladoras, pás-carregadeiras, rolos-compactadores, retroescavadeiras, escavadeiras, caminhões, tratores, microtratores e veículos) adquiridos e cedidos pelo Governo do Espírito Santo para auxiliar e ampliar a capacidade de atuação das estruturas municipais. Além destes equipamentos, o Governo Federal, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) repassou máquina retroescavadeira a cada um dos 66 municípios capixabas com até 50 mil habitantes.

Mike Figueiredo
mike@seag.es.gov.br