22/04/2014 11h54 - Atualizado em 07/03/2017 15h40

Governo do ES vai asfaltar estrada rural em Águia Branca

A estrada rural municipal que liga a Rodovia Estadual 080 à comunidade de Águas Claras, em Águia Branca, será pavimentada. A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) incluiu o trecho no Programa Caminhos do Campo.

A ordem de serviço para início das obras foi assinada nesta segunda-feira (21), durante reunião realizada na comunidade para apresentar os investimentos.

“Ao assumirmos o Governo, tínhamos a determinação de levar o desenvolvimento não somente aos municípios do interior, mas aos distritos, às comunidades, onde há também cidadãos capixabas, com os mesmos direitos de quem mora nas cidades maiores. Por isso, tantos investimentos no interior, por isso, ouvimos as comunidades e trouxemos mais esse trecho de Caminhos do Campo, programa que na nossa gestão ultrapassará os 560 quilômetros de vias pavimentadas”, ressaltou o governador Renato Casagrande.

Ao todo, o Governo do Espírito Santo vai investir R$ 8,15 milhões para asfaltar os 10,5 quilômetros da estrada que, atualmente, é de terra batida e principalmente em épocas de chuvas apresenta muitos problemas que comprometem o escoamento da produção agrícola e o acesso da população aos serviços essenciais como educação e saúde.

“Esse é um Governo organizado, que pode trazer esses novos benefícios para Água Branca”, avaliou a prefeita Ana Maria Quiuqui.

“Quando a estrada estiver pavimentada, a lama e a poeira ficarão apenas nas lembranças. Este é um dos principais Programas que conduzimos no Espírito Santo e os resultados alcançados são realmente expressivos”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Programa ‘Caminhos do Campo’

O ‘Caminhos do Campo’ é o Programa de Pavimentação de Estradas Rurais desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo. O objetivo é adequar e revestir as estradas rurais capixabas, priorizando as áreas de maior concentração de agricultura familiar, para melhorar o escoamento da produção e reduzir os custos e as perdas dos produtos perecíveis.

Além disso, o programa pretende aumentar o fluxo de visitantes no meio rural e a quantidade de propriedades aptas ao agroturismo, uma atividade que gera milhares de empregos diretos e uma renda adicional para os produtores rurais.

leonardo@seag.es.gov.br facebook.com/seages
www.seag.es.gov.br