17/06/2013 11h29 - Atualizado em 07/03/2017 15h02

Governo do ES repassa veículos e equipamentos para reforçar secretarias municipais de agricultura

O Governo do Espírito Santo confirmou nesta sexta-feira (14) o repasse de “kits” com veículos e equipamentos para reforçar a estrutura de 57 secretarias municipais de agricultura.

A entrega coletiva, realizada no Parque de Exposições de Carapina, na Serra, contou com a presença de 60 prefeitos, parlamentares, dirigentes, lideranças regionais e profissionais com atuação no setor.

"A agricultura bem estruturada é sinonimo de qualidade de vida e, por isso, trabalhamos incansavelmente para levar as obras, programas e projetos do Governo do Estado a todos os municípios, em todas as regiões. Acreditamos no campo, na agricultura, como indutores do nosso desenvolvimento e vamos seguir investindo para estruturar e criar oportunidades e renda para os capixabas do interior, assim como elas existem na Região Metropolitana", afirmou o governador Renato Casagrande.

Os equipamentos foram adquiridos pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com recursos na ordem de R$1.625.418,84, provenientes do tesouro estadual e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

“Esse é um exemplo prático como o trabalho sem vaidades dos poderes pode beneficiar e muito a população. A ação conjunta do Governo e do MDA proporcionou a compra desses equipamentos que terão muita serventia nos municípios para reforçar o trabalho de apoio à agropecuária, principalmente a de base familiar”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Cada um dos 57 kits é composto por veículo, aparelho de GPS, projetor multimídia, câmera digital, impressora multifuncional e computador, e os municípios já retiraram todos os equipamentos no momento da entrega coletiva.

“Os equipamentos estão novos, prontos para o uso e em condições de servir à população. Recentemente confirmamos o repasse de máquinas e agora essa entrega conjunta com o Governo do Estado. Gradativamente todos os municípios do Estado serão contemplados com novos equipamentos”, ressalta o delegado federal do MDA no Espírito Santo, Josean de Castro Vieira.

Para o prefeito de Venda Nova do Imigrante e presidente da Associação dos Municípios do Estado (Amunes), Dalton Perim, os investimentos do Estado e da União são fundamentais para os municípios. “Os municípios só têm a agradecer investimentos como esse”, completa.

Municípios beneficiados

Afonso Cláudio; Governador Lindenberg; Pedro Canário; Água Doce do Norte; Ibiraçu; Pinheiros; Águia Branca; Iconha; Piúma; Alfredo Chaves; Itaguaçu; Ponto Belo; Alto Rio Novo; Itapemirim; Presidente Kennedy; Anchieta; Itarana; Rio Bananal; Apiacá; Jaguaré; Rio Novo do Sul; Atílio Vivácqua; João Neiva; Santa Leopoldina; Baixo Guandu; Laranja da Terra; Santa Maria de Jetibá; Barra de São Francisco; Mantenópolis; Santa Teresa; Boa Esperança; Marataízes; São Domingos do Norte; Bom Jesus do Norte; Marechal Floriano; São Gabriel da Palha; Brejetuba; Marilândia; São Mateus; Castelo; Mimoso do Sul; São Roque do Canaã; Conceição da Barra; Montanha; Sooretama; Conceição do Castelo; Mucurici; Vargem Alta; Domingos Martins; Muqui; Venda Nova do Imigrante; Ecoporanga; Nova Venécia; Vila Pavão; Fundão; Pancas; Vila Valério.

Mike Figueiredo
mike@seag.es.gov.br