21/05/2014 17h36 - Atualizado em 07/03/2017 15h40

Governo do ES melhora sistemas de comunicação em Mucurici

Os moradores e visitantes da região de Itabaiana, no município de Mucurici, contam com serviços de telefonia móvel e internet 3G. O Governo do Espírito Santo concluiu a instalação dos novos sistemas de comunicação. A inauguração foi nesta quarta-feira (21).

Os investimentos foram realizados pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), dentro do Programa Comunicação no Campo.

“Esse programa é genuinamente capixaba, e surgiu da nossa proposta de levar aos distritos e comunidades as mesmas oportunidades que as pessoas dos grandes centros ou das sedes dos municípios têm, porque acreditamos ser esse um direito de todos os capixabas. E vamos seguir trabalhando, em todas as áreas, para fazer sempre mais para quem mais precisa”, destaca o governador Renato Casagrande.

Outros distritos

Além de Itabaiana, a região de Floresta do Sul, em Pedro Canário, também já conta com serviços de telefonia móvel e internet 3G. Os sistemas entraram em operação na última semana.

“Itabaiana já é ligada a outros locais por estradas, agora está ligada ao mundo pela tecnologia. Os investimentos feitos na região vão gerar oportunidades, conhecimento e lazer para os moradores. Esse trabalho é um marco, um diferencial para o interior capixaba. Até o final do ano serão 81 localidades rurais beneficiadas com serviços de comunicação de qualidade, com a mesma eficiência existente nos centros urbanos”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Mais 58 municípios

Além de Itabaiana e Floresta do Sul, até novembro desse ano, outras 69 localidades rurais de 58 municípios capixabas também terão à disposição da população serviços de telefonia móvel e internet 3G. Ao todo, o investimento do Governo do Espírito Santo nesta segunda etapa do Comunicação no Campo é de R$ 21,3 milhões.

“As dificuldades dos homens do campo são reconhecidas e os investimentos feitos pelo Governo visam a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas que aqui vivem e tanto batalham”, resume o prefeito de Mucurici, Osvaldo Fernandes.

Morando em Itabaiana há cerca de três meses, Alessandra Nunes comemora os investimentos realizados no município. "Logo que mudei para cá, sentia dificuldade em me comunicar com minha família que mora na capital. Hoje já consigo ligar para eles sem problemas", comemora.

Na primeira etapa do Programa, em 2013, dez comunidades de nove municípios receberam os serviços, acumulando investimentos de R$ 3 milhões.

Em todas, os sinais são com tecnologia da operadora Vivo, vencedora do Chamamento Público realizado para instalar os sistemas.

Texto: Thais Tonini
(27)36363651