23/01/2014 06h05 - Atualizado em 07/03/2017 15h37

Governo do ES libera máquinas e caminhões para recuperar áreas rurais

Fotos: Léo Júnior/Seag

O Governo do Espírito Santo confirmou a liberação de patrulhas mecanizadas para realizar serviços de recuperação e limpeza nas comunidades rurais afetadas pelas chuvas e enchentes.

Nesta quarta-feira (22) a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) concluiu a contratação e autorizou as empresas a iniciarem os trabalhos em 25 municípios capixabas. Devido aos prazos legais, os maquinários começam a chegar nos municípios no início da próxima semana.

“Esse reforço é fundamental para apoiar os municípios afetados. Os equipamentos estão disponíveis para seguir o plano de trabalho elaborado para recuperar os estragos causados nas infraestruturas locais”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Para atender os 25 municípios foram contratados 181 equipamentos (caminhões, escavadeira hidráulica, motoniveladora, pá-carregadeira, retroescavadeira e rolo compactador) que irão trabalhar 34.624 horas.

Para ter acesso aos equipamentos, os municípios com Emergência Homologada pelo Governo do Estado devem encaminhar à Seag uma solicitação contendo o serviço a ser realizado, o maquinário necessário e os locais de execução.

Além destes 25 municípios, outros também poderão ser atendidos tão logo as prefeituras solicitantes finalizem os procedimentos necessários.

Municípios Atendidos:
23. Serra
24. Vargem Alta
25. Viana

Governo mantém equipamentos permanentes nos municípios

Além das “patrulhas mecanizadas”, contratadas emergencialmente para trabalhar na limpeza e recuperação das áreas rurais, a Seag mantém um conjunto significativo de máquinas, caminhões, veículos e equipamentos integrados às frotas das prefeituras e de outras instituições municipais, como cooperativas e associações.

Entre 2009 e 2013, foram 598 equipamentos (motoniveladoras, pás-carregadeiras, rolos-compactadores, retroescavadeiras, escavadeiras, caminhões, tratores, microtratores e veículos) adquiridos e cedidos pelo Governo do Espírito Santo para auxiliar e ampliar a capacidade de atuação das estruturas municipais. Além destes equipamentos, o Governo Federal, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) repassou máquina retroescavadeira a cada um dos 66 municípios capixabas com até 50 mil habitantes e nesta segunda-feira (20) um conjunto de 20 máquinas motoniveladora a municípios também com população inferior a 50 mil habitantes.

Mike Figueiredo
mike@seag.es.gov.br