04/04/2013 11h33 - Atualizado em 07/03/2017 15h01

Governo do ES investe R$ 5,3 milhões em escola de Barra de São Francisco

Em mais uma ação do Governo para contemplar todas as regiões do Estado com investimentos, foi assinada na manhã desta quarta-feira (03) a ordem de serviço para a reforma e ampliação da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João XXIII, em Barra de São Francisco, no Noroeste capixaba. O evento, acompanhado por moradores, estudantes e autoridades contou com a participação do governador Renato Casagrande, que também entregou motoniveladoras e utilitários para reforçar a estrutura de apoio ao desenvolvimento da agropecuária.

“Barra de São Francisco, como os demais municípios do Espírito Santo, continuarão a receber os recursos do Governo, por meio de obras diretas, convênios, programas ou projetos, porque nos preparamos e, mesmo em um momento de instabilidade econômica, aplicaremos recursos recordes no Estado, da ordem de R$ 2 bilhões em 2013. Sempre, para elevar a qualidade de vida da população, e fazendo mais para quem mais precisa”, destacou o governador.

Além da população local que lotou a cerimônia, também estiveram presentes os deputados estaduais Eustáquio de Freitas, Sandro Locutor, o prefeito Luciano Pereira, vereadores e lideranças locais.

Serão mais de R$ 5,29 milhões de investimento na obra, cujo início está previsto para maio. “Essa ordem de serviço é mais uma confirmação da presença do Governo do Estado em todas as regiões, realizando ações e atendendo a quem precisa. A reforma desta Escola inclui-se na meta do Governo de crescimento, garantindo educação com qualidade. Temos certeza que vamos entregar uma obra que vai oferecer muitas melhorias para todos da Escola João XXIII”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa Alves.

Segundo Luiz Carlos Casotti, diretor de Edificações do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), a obra vai ampliar a Escola João XXIII e ainda melhorar a estrutura existente. “A Escola vai contar com 14 salas de aula, laboratórios, biblioteca, quadras, tudo dentro do padrão Iopes-Sedu de qualidade e obedecendo às normas de acessibilidade”, frisou.
No projeto também estão previstos refeitório, um setor completo reservado para serviços, como cozinha, copa, almoxarifado, depósito de material de limpeza, estoque, área de serviços e banheiro, sala multiuso, um espaço destinado ao grêmio estudantil e um auditório com camarim e palco.

Para a aluna da 3ª série do ensino médio, Paula Charon, a obra é motivo de comemoração, embora ela não vá usufruir diretamente da nova estrutura quando estiver pronta, no próximo ano. “Mas eu tenho um irmão mais novo e ele vai poder aproveitar. Hoje temos uma escola grande, mas os espaços precisam ser melhorados”, observou a estudante.

A previsão, segundo cronograma do Iopes, é que a escola seja entregue até setembro de 2014.

Motoniveladoras e utilitário

Na mesma cerimônia em que o Governo do Espírito Santo anunciou importante investimento de aproximadamente R$ 5,3 milhões na área da Educação em Barra de São Francisco, a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) confirmou o repasse de duas máquinas motoniveladoras e um veículo utilitário para reforçar a estrutura de apoio ao desenvolvimento da agropecuária e educacional.

“Os equipamentos que entregamos hoje, são importantes ferramentas para colaborar com o desenvolvimento de atividades para melhorar as condições de trabalho na agropecuária de Barra de São Francisco. O amplo programa de mecanização organizado pelo Governo do Estado gradativamente está renovando a estrutura das prefeituras e fortalecendo as instituições organizadas”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

As duas motoniveradoras foram entregues para uso da Prefeitura Municipal. O investimento da Seag para aquisição das máquinas foi de R$ 720 mil, com parte dos recursos direcionados por emenda parlamentar estadual.

“Hoje é um dia de muita alegria. Com essas máquinas a agricultura e o homem do campo aqui de Barra de São Francisco serão bem atendidos. Esse investimento é muito importante para o município e teremos mais condições de melhorar a trafegabilidade das estradas rurais que ainda são de terra batida”, comemora o prefeito Luciano Pereira.

Já o veículo utilitário tipo pick-up foi repassado pela Seag à Associação Promocional de Educação Rural de Barra de São Francisco. O investimento para aquisição foi de R$ 30 mil e os recursos foram direcionados por emenda parlamentar estadual.

“O carro vai nos permitir maior agilidade e eficiência no transporte da produção agrícola, alimentos e outras compras em geral para tender as atividades realizadas pela associação. Somos uma instituição com 19 anos de existência que atende a cerca de 150 alunos, filhos e filhas de campesinos de seis municípios da região”, ressalta o diretor João Manoel de Almeida.

Assessoria de Comunicação/ Sedu
Rovena Storch
Aline Nunes
Karolina Gazoni