10/05/2013 13h53 - Atualizado em 07/03/2017 15h02

Governo do ES investe mais de R$ 8 milhões em Colatina

Os moradores de Colatina irão receber mais de R$ 8 milhões em obras de pavimentação asfáltica em diversos bairros do município e execução de obras de urbanização de praça entre a Avenida Senador Moacir Dalla e margem direita do Rio Doce.

As intervenções são frutos do convênio firmado entre a Prefeitura de Colatina e o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) firmado na manhã desta sexta-feira (03).

As obras, que fazem parte dos programas ‘Bem Melhor’ e ‘Rua Nova’, visam garantir a mobilidade urbana, segurança e bem estar da população colatinense. Com o investimento que somam mais de R$ 8 milhões, recursos exclusivos do Governo Estadual, foram beneficiadas mais de 40 ruas em nove bairros do município.

Santo Antonio, Honório Fraga, Colatina Velha, São Silvana, Santa Monica, Aparecida, Bela Vista, Vila Lenira e Bairro Ismênia serão os contemplados. Os empreendimentos irão beneficiar mais de 11 mil pessoas, entre moradores da região e de outras localidades que utilizam as vias.

“Somados aos investimentos estruturantes que estamos realizando em Colatina, como os novos eixos viários, as obras de urbanização e da “Beira-Rio” vão transformar a realidade do município para melhor. Em breve, também concluiremos os estudos de mobilidade e estaremos aptos a fazer o projeto da nova ponte de Colatina”, destacou o governador Renato Casagrande.

Também participaram do evento o prefeito municipal Leonardo Deptulski, o deputado federal Paulo Foleto, os deputados estaduais Josias da Vitória e Genivaldo Lievore, a senadora Ana Rita, secretários de Estado, vereadores e população local.

O secretário da Sedurb, Iranilson Casado Pontes, falou sobre a importância dos investimentos. “São quase 9 milhões em investimentos em insfraestrutura urbana. Mais de 40 ruas serão pavimentadas em nove bairros, e a urbanização da Avenida Beira Rio, além de mobilidade, vai mudar a paisagem de Colatina. E estes investimentos continuam seguindo as diretrizes do Governo de levar desenvolvimento e igualdade para todas as regiões do ES”, destaca Casado.

Mais investimentos

E os investimentos não param por aí. Estão em andamento no município obras de construção de acesso, ligando o contorno da BR 259 ao futuro polo industrial, e pavimentação de diversas ruas, com um investimento de mais de R$ 3 milhões.

Rua Nova

O “Programa Rua Nova” do Governo do Estado, executado pela Sedurb, em parceria com os municípios, atende às intervenções ligadas a pavimentação, drenagem e recapeamento asfáltico de vias de circulação de pedestres e veículos.

Além da melhoria na trafegabilidade, o “Programa Rua Nova” transforma de maneira significativa a vida de famílias das regiões que ainda não contam com os serviços de drenagem e pavimentação e têm de lidar constantemente com alagamentos e inundações, poeira e dificuldade de acesso às suas residências, ao comércio ou ao trabalho.

O “Programa Rua Nova” foi o caminho encontrado pela SEDURB para levar às pessoas mais qualidade de vida.

Bem Melhor

É “Bem Melhor” viver em um lugar que conte com uma boa área de lazer e um projeto de urbanização voltado para as pessoas. Pensando nisso, o Governo do Estado, por meio da Sedurb criou o “Programa Bem Melhor”, um conjunto de ações voltadas aos serviços de melhorias urbanas como construção de áreas de lazer e/ou reurbanização de espaços públicos.

Os projetos do “Programa Bem Melhor” já beneficiaram diversos municípios com a construção de praças e revitalização de espaços urbanos.

Motoniveladora e piladores de café vão beneficiar agricultores familiares

Nesta sexta-feira (03), na mesma solenidade em que o Governo do Espírito Santo confirmou investimentos para a pavimentação de ruas em Colatina, a prefeitura local recebeu também uma motoniveladora e duas associações de produtores rurais foram beneficiados com piladores de café.

“Colatina é um município polo do nosso Estado, que possui milhares de famílias vivendo na área rural e com uma produção agrícola diversificada. A motoniveladora é um equipamento fundamental para garantir trafegabilidade nas estradas de terra batida e os piladores de café vão contribuir, e muito, para a formação da renda”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli.

Com investimento na ordem de R$ 390 mil, a motoniveladora foi adquirida pela Seag, com recursos direcionados por emenda parlamentar federal junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). A máquina será utilizada pela prefeitura na realizaçãode trabalhos de manutenção e recuperação de estradas rurais no interior no município.

Já os piladores de café foram repassados pela Seag à Associação dos Produtores Rurais de Córrego Senador e à Associação dos Produtores Rurais de Bela Aurora. Os equipamentos foram adquiridos com recursos direcionados por emenda parlamentar estadual.

Mike Figueiredo
mike@seag.es.gov.br