30/10/2013 14h58 - Atualizado em 07/03/2017 15h34

Governo do ES inicia obra para asfaltar estrada rural em Viana

O Governo do Espírito Santo vai pavimentar a estrada que liga o bairro Jucu a Araçatiba, na área rural do município de Viana. A obra será realizada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), dentro do programa Caminhos do Campo.

Nesta quarta-feira (30), o governador Renato Casagrande e o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, estiveram na localidade de Araçatiba para assinar a ordem de serviço para o início da pavimentação. A solenidade contou com a participação do prefeito de Viana, Gilson Daniel, e de deputados estaduais.

“Em nossos quatro anos de Governo serão mais de 500 quilômetros em estradas rurais, e Viana não poderia ficar fora do nosso planejamento, pela importância estratégica que tem para a Região Metropolitana. Vamos seguir investindo no município, assim como nas demais cidades do Estado, para que possamos, a cada dia, equilibrar os níveis de desenvolvimento, fazendo sempre mais para quem mais precisa”, destaca o governador Renato Casagrande.

O trecho que será pavimentado possui 9.49 quilômetros de extensão e os investimentos da Seag para a realização da obra somam R$ 6.08 milhões.

“Há 10 dias começamos uma obra como essa na área rural de Cariacica e hoje autorizamos o início desta em Viana. Esses investimentos comprovam que a agropecuária e as pessoas que apostam na atividade também estão presentes nos municípios da Grande Vitória. Além disso, essas regiões possuem vocações agroturísticas e com os acessos pavimentados temos certeza que novos negócios vão surgir melhorando a renda e a qualidade de vida da população local”, ressalta o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

A pavimentação da estrada entre o bairro Jucu e Araçatiba será a quarta realizada no município de Viana, dentro do programa ‘Caminhos do Campo’. Anteriormente, foram asfaltadas as estradas ligando a sede do município a Baia Nova, depois Baia Nova a Pedra Mulata e, por último, o trecho entre a BR 262, passando por Formate, Piapitangui até o bairro Universal.

O prefeito Gilson Daniel enfatizou que Viana está muito feliz com mais esta nova conquista, alcançada, mais uma vez, de mãos dadas com o Governo do Estado. “Esta obra vem alcançar e beneficiar este que é um sítio histórico importante do nosso município. Obra que trará muitos benefícios para a nossa cidade. E almejamos para que muito possa ser feito por meio do Caminhos do Campo também em Jucu, com a implantação de uma ciclovia. Já existe um projeto na Sedurb, inclusive”.

‘Caminhos do Campo’

Somente nos últimos três anos, dentro do ‘Caminhos do Campo’, foram pavimentados 133 km de estradas rurais em 18 municípios capixabas e atualmente estão em andamento 20 obras para a pavimentação de aproximadamente 197 km de estradas rurais.

Ao todo, desde o início do programa, em 2004, foram 105 trechos de estradas pavimentadas em 52 municípios capixabas, totalizando 746 km, com investimentos na ordem de R$ 251.7 milhões.

Estado com vocação agropecuária, em 80% dos municípios do Espírito Santo o setor é o principal motor da economia. Pavimentadas, as estradas rurais facilitam o escoamento da produção agrícola, reduzindo custos e as perdas, principalmente em produtos perecíveis. Outro benefício é registrado ainda com a geração de novos negócios e o fortalecimento de agroturismo, setor que gera milhares de empregos diretos e uma renda adicional para os produtores rurais, principalmente os de base familiar.

Mike Figueiredo
comunicacao@seag.es.gov.br