20/10/2013 19h24 - Atualizado em 07/03/2017 15h32

Governo do ES inicia obra para asfaltar acesso de Roda D’Água

Fotos: Thiago Guimarães/Secom-ES

O Governo do Espírito Santo vai pavimentar a estrada que dá acesso à localidade de Roda D’Água, na área rural do município de Cariacica. A obra será realizada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), dentro do programa ‘Caminhos do Campo’.

Na manhã deste domingo (20), o governador Renato Casagrande e o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, assinaram a ordem de serviço para o início dos trabalhos. A solenidade, contou ainda com as presenças do prefeito de Cariacica Juninho, dos secretários de Estado de Ação Social, Helder Salomão, e de Ciência e Tecnologia Jadir Pela, de deputados estaduais, outras autoridades, lideranças locais e moradores da região.

Fotos: Léo Júnior/Seag

Um sonho começa a virar realidade hoje com essa obra. Nosso Estado tem programas que não existem em outros estados, com investimentos recordes na agricultura - já são 550 km de Caminhos do Campo na nossa administração. Damos importância ao planejamento e à responsabilidade na gestão do Espírito Santo, em respeito à nossa população, e preparamos esse Estado para grandes investimentos. Agora, estamos mostrando resultados, dando segurança às pessoas e mostrando que temos condições de fazer mais para quem mais precisa, em todas as Regiões", destacou o governador.

O trecho que será pavimentado possui 6,22 quilômetros de extensão, com início na localidade de Novo Brasil prosseguindo até Roda D’Água. Ao todo, o investimento da Seag para realização da obra é de R$ 3,8 milhões.

“Essa é mais uma parceria de sucesso que realizamos com o município de Cariacica. O asfaltamento desse trecho é sonhado há tanto tempo e agora vai se tornar realidade. A pavimentação vai trazer muitos benefícios para a região e, sem dúvida alguma, vai induzir o surgimento de novos negócios”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Fotos: Thiago Guimarães/Secom-ES

A empresa contratada para realizar os trabalhos já iniciou os serviços de topografia e o prazo para entrega da obra concluída é de 540 dias. “A obra é sonhada há 18 anos. Hoje é um dia de festa para todas as comunidades dessa região. Sozinhos os municípios não têm condições de realizar todos os investimentos necessários nas mais diversas áreas. Por isso é muito importante essa parceria com o Governo do Estado”, ressalta o prefeito de Cariacica, Juninho.

‘Caminhos do Campo’

Somente nos últimos três anos, dentro do ‘Caminhos do Campo’, foram pavimentados 133 km de estradas rurais em 18 municípios capixabas e atualmente estão em andamento 20 obras para a pavimentação de aproximadamente 194 km de estradas rurais.

Ao todo, desde o início do programa, em 2004, foram 105 trechos de estradas pavimentadas em 52 municípios capixabas, totalizando 746 km, com investimentos na ordem de R$ 251.7 milhões.

Estado com vocação agropecuária, em 80% dos municípios do Espírito Santo o setor é o principal motor da economia. Pavimentadas, as estradas rurais facilitam o escoamento da produção agrícola, reduzindo custos e as perdas, principalmente em produtos perecíveis. Outro benefício é registrado ainda com a geração de novos negócios e o fortalecimento de agroturismo, setor que gera milhares de empregos diretos e uma renda adicional para os produtores rurais, principalmente os de base familiar.

Mike Figueiredo
mike@seag.es.gov.br