17/10/2014 05h15 - Atualizado em 07/03/2017 15h03

Governo do ES inaugura sinal 3G em comunidade rural Itarana

A população e visitantes da região da localidade de Alto Jatibocas, na área rural do município de Itarana, contam com novos sistemas de comunicação. Nesta quinta-feira (16), o Governo do Espírito Santo inaugurou a instalação dos sinais de telefonia móvel e internet 3G.

A instalação dos sistemas foi realizada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), dentro do Programa Comunicação no Campo. A tecnologia é da operadora Vivo, vencedora do chamamento público realizado pelo Estado para melhorar os sistemas de comunicação nas áreas rurais capixabas.

“Nesse ritmo de trabalho, seremos o primeiro estado do Brasil a ter 100% de cobertura de telefonia móvel no interior. Com a conclusão desta segunda etapa do Comunicação no Campo, agora em novembro, serão aproximadamente 500 comunidades rurais com serviços modernos e eficientes de telefonia móvel e internet 3G”, ressalta o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Alto Jatibocas tem na cafeicultura e na pecuária de leite duas das principais atividades econômicas. Com os novos sistemas de comunicação, os moradores terão melhores condições de negociar a produção e a aquisição de insumos e para acessar os serviços básicos de saúde e educação.

“Só temos a agradecer mais esse investimento do Governo em nosso município. Quem vive ou percorre diariamente as comunidades rurais de nosso município sabe bem das dificuldades que existem. Esse é um sonho que se torna realidade e tenho certeza que outras localidades ainda serão beneficiadas”, comemora o prefeito de Itarana, Ademar Schneider.

Com a segunda etapa do programa Comunicação no Campo, o Governo do Espírito Santo instala telefonia móvel e internet 3G em 71 localidades rurais capixabas. Os investimentos são de R$ 21.4 milhões.

leonardo@seag.es.gov.b