07/02/2014 07h59 - Atualizado em 07/03/2017 15h37

Governo do ES inaugura Rodovia ES 313 em Pinheiros

Na manhã desta quinta-feira (06), o governador Renato Casagrande esteve no município de Pinheiros, na Região Nordeste do Estado, para inaugurar as obras de reabilitação da Rodovia ES 313, localizada entre a sede do município e o distrito de Sayonara, em Conceição da Barra.

As obras foram realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) e contemplam a reabilitação de 39,06 quilômetros de extensão da via, que percorre os municípios de Pinheiros e São Mateus até chegar à BR 101, em Conceição da Barra.

Entre os serviços, o DER implantou novo sistema de drenagem profunda, executou a terraplenagem e por fim implantou uma nova camada de asfalto.

Além desses serviços, foram construídas pistas simples, com 3,5 metros de largura em cada sentido e faixa de segurança variável ao longo de todo o trecho.

Para garantir mais conforto aos usuários do sistema rodoviário intermunicipal, foram implantados 63 abrigos de ônibus, com cobertura. As obras somam um investimento de R$ 38.170.697,59.

"Estamos trazendo investimento em estradas e para a agricultura de Pinheiros. Esta obra de revitalização da rodovia traz mais segurança a quem trafega aqui e também melhora o escoamento da produção. A ação mostra o compromisso do Governo do Espírito Santo com o desenvolvimento do extremo norte capixaba", afirmou o governador Renato Casagrande.

Recorde de investimentos

O Governo do Espírito Santo, por meio dos Programas de Ampliação e Reabilitação da Rede Rodoviária (PAR), de Mobilidade Metropolitana (PMM) e do (Proedes), está garantindo ao Estado um investimento recorde em infraestrutura.

Desde 2011, o DER já inaugurou mais de R$ 1 bilhão em aproximadamente 665 quilômetros de novas vias. Além disso, o Departamento está presente em todos os municípios capixabas, realizando ações de conservação nos mais de seis mil quilômetros de malha rodoviária.

É importante frisar que o Espírito Santo é destaque nacional quando se avalia a proporção de vias pavimentadas. Enquanto a média nacional é de 51% de trechos pavimentados, o Estado já possui mais de 55%de sua malha viária asfaltada. É por meio de muito planejamento e trabalho que os capixabas de todas as regiões terão agora mais oportunidades de desenvolvimento e garantia de bem estar por meio de rodovias mais seguras.

Unidades de beneficiamento de mandioca para assentamentos

Três assentamentos de Pinheiros contarão, em breve, com unidades de beneficiamento de mandioca, conhecidas como farinheiras. Nesta quinta-feira (06), foram assinadas as ordens de serviço para a construção das unidades nos assentamentos de 11 de Agosto, que também atenderão o de Nova Vitória, e o de Nova Conquista, com recursos do Governo do Espírito Santo.

"Esta é uma forma de dar sustentabilidade econômica para os assentamentos. Nosso Governo faz um investimento histórico para atender as famílias assentadas, principalmente com ações na melhoria da infraestrutura para produzir alimentos com mais qualidade", declarou o governador Renato Casagrande.

O investimento é de mais de R$ 650 mil e será feito por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

"Desenvolvemos o maior programa de apoio à agricultura familiar do país, que é o "Vida no Campo". Dentre as ações, está a de revitalização dos assentamentos, como a autorização para construir as unidades de beneficiamento de mandioca que estamos assinando hoje. Assim, as famílias assentadas poderão aumentar a produção, além de melhorar a qualidade", afirmou o secretário da Agricultura, Enio Bergoli.

As farinheiras contarão com todos os equipamentos necessários para o beneficiamento, como lavador de mandioca, descascador rotativo, ralador e triturador de mandioca automático, prensa hidráulica, conjunto desintegrador, classificador, balanças, empacotadeira, entre outros.

"As novas farinheiras nos atenderão na melhoria da qualidade e na valorização da farinha, o que não conseguimos com a estrutura que temos hoje. Com o funcionamento da nova unidade, vamos começar a entregar o produto para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)", afirmou a presidente do assentamento Nova Conquista, Maria das Graças Fernandes.

As duas farinheiras vão beneficiar 62 famílias, sendo 19 em Nova Conquista, 11 no assentamento 11 Agosto e 32 em Nova Vitoria.

facebook.com/SeagES

Assessoria de Comunicação e Marketing do DER-ES