11/11/2013 13h07 - Atualizado em 07/03/2017 15h35

Governo do ES inaugura Rodovia ES 146 em Marechal Floriano e entrega mudas de café

Fotos: Romero Mendonça/Secom-ES

A comunidade de Araguaia, em Marechal Floriano, recebeu o governador Renato Casagrande na tarde deste sábado (09), para a inauguração das obras de recuperação da Rodovia ES 146, que liga o distrito à BR 262. O Governo do Espírito Santo, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), autarquia vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop), investiu R$ 3,2 milhões na obra, que faz parte do Programa de Ampliação e Reabilitação da Rede Rodoviária Estadual (PAR), com mais de 2 mil quilômetros de vias beneficiadas.

Renato Casagrande estava acompanhado do vice-governador Givaldo Vieira, do prefeito de Marechal Floriano, Lidiney Gobbi, do deputado federal César Colnago, e da deputada estadual Luzia Toledo; além dos secretários de Estado de Agricultura, Enio Bergoli, de Turismo, Alexandre Passos, e de Economia e Planejamento, Robson Leite, da diretora geral do DER, Teresa Casotti, e demais autoridades presentes.

Foto: Romero Mendonça/Secom-ES Foto: Mike Figueiredo/Seag

"Esta obra é mais uma ação importante para ajudar no desenvolvimento descentralizado e sustentável de nosso Estado, levando infraestrutura e qualidade de vida à população. Além de permitir mais dinamismo ao crescimento regional", disse o governador Renato Casagrande.

Para o vice-governador Givaldo Vieira, a obra também traz benefícios para a agricultura e para o turismo local. "Araguaia é ponto turístico e região importante na produção de café e de frango. Com a rodovia recuperada, damos estrutura para o transporte de cargas, segurança à população e conforto ao turista. É uma rodovia tão bonita quanto à região", disse Givaldo.

"Também é importante agradecer aos moradores de todo o trecho recuperado. A obra foi tranquila e ágil graças ao envolvimento da comunidade e do respeito que todos tiveram pela rodovia. Prova de que trabalhando juntos, Estado, Prefeitura e população, é possível realizar mais sonhos, como o de hoje", agradeceu a diretora geral do DER, Teresa Casotti.

Agricultores de Marechal Floriano recebem mudas de café

O Governo do Espírito Santo entregou mudas de café arábica para 30 agricultores da Associação de Agrodescendentes do Distrito de Santa Maria (Agrodisma), em Marechal Floriano. O repasse de 60 mil mudas aconteceu durante solenidade na sede do distrito de Araguaia.

As mudas foram entregues para produtores cadastrados no Programa ‘Campo Sustentável’, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável da pequena e média propriedade rural, buscando estimular um conjunto de ações integradas de caráter produtivo e ambiental. O foco é a recuperação e a adequação ambiental, e otimização e renovação de suas áreas de produção agrícola e florestal em bases sustentáveis.

“O Programa ‘Campo Sustentável’ é uma ação que mostra o entendimento da Seag em relação à tarefa das propriedades rurais de realizar também a recuperação ambiental. Nosso objetivo com o repasse destas mudas é transformar as propriedades desta região em uma unidade demonstrativa para a produção de café arábica. Estas entregas demonstram o compromisso que o nosso Governo assumiu com o interior capixaba, para levar desenvolvimento principalmente aos agricultores familiares”, afirmou o secretário da Agricultura, Enio Bergoli.

“Com este programa, o Governo incentiva os produtores a seguirem às novas regras ambientais e com o repasse das mudas também nos auxilia a investir na melhoria da qualidade do café que produzimos nesta região”, afirmou o presidente da Agrodisma, André Luduvico Krohling.

Campo Sustentável

O projeto sintetiza uma iniciativa do Governo Estadual para apoiar os produtores rurais interessados em promover, de forma planejada, a conjunção de ações de conservação e recuperação dos recursos naturais, simultaneamente à melhoria da produtividade agrícola com ganhos econômicos.

A adesão ao projeto é feita de forma voluntária pelos produtores, na maioria agricultores familiares, assinando um Termo de Compromisso com a Seag e o Incaper. É feito pelo escritório local do Incaper um projeto por propriedade onde são detalhadas as quantidades de insumos que o produtor irá receber e a área disponibilizada em sua propriedade com fins de adequação ambiental.

Assessoria de Comunicação e Marketing do DER-ES
Betina Guimarães