27/06/2014 16h11 - Atualizado em 07/03/2017 15h44

Governo do ES faz investimentos na agricultura de Baixo Guandu

O Governo do Espírito Santo realizou nessa quinta-feira (26), o repasse de 80 barracas de feira ao município de Baixo Guandu. As estruturas foram adquiridas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), por meio das ações do Programa Vida no Campo e com investimentos de R$ 132 mil.

A feira livre funciona toda quinta-feira, a partir das 17 horas, no Centro da cidade e atrai inúmeros moradores que procuram verduras, legumes, hortaliças, ovos, além de peixes, produtos artesanais e vários outros tipos de comida.

O vice-governador destacou que as barracas padronizadas atendem a um pedido feito pelo prefeito Neto Barros a ele, em uma visita ao município, e, que, com a autorização do governador Renato Casagrande, a demanda, hoje, é realidade nas noites de quinta, na cidade.

"A feira orgânica é um ponto de encontro da família guanduense e, que, com o apoio de nossa gestão, se torna cada vez mais organizada e receptiva para o comércio de alimentos saudáveis. Além das barracas, vamos entregar, em breve, 40 balanças digitais aos produtores que expõem nesse movimentado espaço, ao lado da Praça São Pedro e da Matriz, cartões postais do Guandu. E essa, que é uma ação do programa Vida no Campo, vai ter um grande reforço com a aquisição de novos equipamentos, garantidos pela assinatura do convênio", declarou Givaldo Vieira.

“A feira livre é um espaço onde a população tem contato com quem produz e tem à disposição alimentos saudáveis e que não causarão danos às nossas terras. Com as novas barracas, os agricultores poderão obter lucro em suas vendas, além de proporcionar qualidade aos produtos ofertados à população”, comenta o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

“Hoje é um dia alegre para o nosso município. Baixo Guandu vem recebendo benefícios do Governo que vem ajudando a melhorar a qualidade de vida dos moradores. Hoje foram essas 80 barracas que proporcionaram mais qualidade para nossa feira livre, que já se tornou um ponto de encontro para os moradores da comunidade”, comemora o prefeito Neto Barros.

Feirante há mais de 10 anos, Noêmia Prezilius Kamke fala da facilidade na hora da venda. “Com a nova estrutura, consigo deixar meus produtos mais organizados, além de oferecer mais qualidade aos compradores que conseguem identificar com facilidades os produtos que desejam comprar.

A moradora Magali Josefa comenta que com as novas barracas, os produtos ficam mais organizados. “Achei tudo muito organizado, consegui encontrar com facilidade o que procurava. Fora que fica um espaço mais bonito, onde temos o prazer de frequentar”, complementa.

Outros investimentos

O Governo do Espírito Santo voltará muito em breve ao município, para a entrega de um trator agrícola, um veículo utilitário, implementos agrícolas e duas motos. Os investimentos feitos pela Seag são por meio do Programa Vida no Campo, com investimento de R$ 300 mil.

Programa Vida no Campo

Lançado em 2011 pelo Governo do Espírito Santo, com ações para ampliar as oportunidades e promover a inclusão social e o desenvolvimento regionalmente equilibrado, o Programa ‘Vida no Campo’ contempla 13 projetos de apoio à agricultura familiar capixaba.

Esses projetos englobam ações nas áreas de assistência técnica, infraestrutura produtiva, revitalização de assentamentos, crédito fundiário, crédito rural, comercialização, habitação, titulação de terras, agricultura orgânica, agroecologia, juventude rural, empreendedorismo e agroindústria.