07/04/2014 11h21 - Atualizado em 07/03/2017 15h39

Governo do ES envia novos equipamentos para trabalhos da agricultura familiar em Presidente Kennedy

Os agricultores familiares do município de Presidente Kennedy contam com um importante reforço para melhorar as suas condições de trabalho. Nesta sexta-feira (04), o Governo do Espírito Santo e a Prefeitura realizaram a entrega de um conjunto de máquinas e veículos para fortalecer o apoio à agropecuária no município.

A solenidade de entrega, realizada no parque de Exposições Afonso Costalonga, contou com as presenças do governador Renato Casagrande, do secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, da prefeita de Presidente Kennedy, Amanda Quinta, deputados Federal e Estaduais, prefeitos da região, outras autoridades, lideranças locais e produtores rurais.

“Nós seremos parceiros do município, da gestão, em todos os projetos que sejam destinados ao bem estar da população. Hoje, destinamos materiais à agricultura familiar, para facilitar o trabalho do campo, mas vamos seguir avançando, para fazer sempre mais para quem mais precisa nesta região”, destaca o governador Renato Casagrande.

Com investimento de R$ 493,4 mil, a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e a Prefeitura local adquiriram um caminhão com carroceria de madeira e um trator agrícola com implementos para trabalhos na Cooperativa Agrícola Familiar Quilombo de Batalha (Coquiba), um trator agrícola com implementos para a Associação de Produtores Rurais de Gromogol e um caminhão com carroceria de madeira para reforçar a frota da Secretaria Municipal de Agricultura.

“Desde que começamos o Governo em 2011, atuamos com o planejamento e a organização que nos permitem realizar entregas, como esta de hoje, em todos os municípios capixabas que desenvolvem atividades agrícolas. Presidente Kennedy possui muitas oportunidades, mas ainda a agropecuária é muito forte e continua sendo uma fonte dinâmica na geração de emprego e renda. A entrega desses equipamentos é muito gratificante, pois o modelo definido para a aquisição dos equipamentos é muito democrático, onde a própria comunidade define o que irá receber”, ressalta o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

A aquisição dos equipamentos foi realizada dentro das ações do Projeto Infraestrutura Produtiva, um dos 13 que fazem parte do Programa Vida no Campo. Com o projeto, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), onde estão representados os agricultores familiares e as diversas entidades de apoio à agricultura, define como serão aplicados os recursos disponibilizados pela Seag, que após aprovar o projeto proposto repassa o valor entre R$ 250 mil e R$ 400 mil, por intermédio de convênio, à prefeitura para promover a melhoria da infraestrutura necessária ao fortalecimento da agricultura familiar. As opções englobam a construção de edificações diversas, abatedouros municipais e armazéns comunitários e a aquisição de máquinas, equipamentos e veículos em geral.

“Tenho uma sensação muito boa de estar no caminho certo, quando nosso município recebe investimentos como este, dentro de uma parceria sólida com o Governo do Estado. Agradeço a todos que confiam e apoiam nosso trabalho. Com a ajuda de bons parceiros estamos com muitas ações e investimentos em andamento, que terão capacidade de promover melhorias em diversas áreas de nosso município”, comemora a prefeita de Presidente Kennedy, Amanda Quinta.

Fotos:

(27) 3636-3700 / 99942-9616 leonardo@seag.es.gov.br