25/04/2014 08h02 - Atualizado em 07/03/2017 15h40

Governo do ES e Fibria reforçam investimentos na agricultura familiar

Os produtores rurais de todos os municípios capixabas, interessados em ampliar a cobertura florestal, desenvolver cultivos para a produção de madeira e/ou recuperar e preservar os recursos naturais, em especial a água, terão à disposição 4,4 milhões de mudas e insumos variados para seguir com os projetos.

A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e a Fibria firmaram um novo convênio que garante mais investimentos para contribuir com o fortalecimento da agricultura familiar capixaba.

“A parceria que temos com a Secretaria de Estado da Agricultura é antiga e com resultados comprovados. É muito motivador quando encontramos uma administração pública empenhada e com eficiência no trabalho que desenvolve, sobretudo com ações e atividades capazes de favorecer o desenvolvimento nas regiões fora dos grandes centros”, ressalta o presidente da Fibria, Marcelo Castelli.

Outra frente de ação do novo convênio é o investimento de R$ 500 mil da Fibria para a realização de estudos estratégicos, pesquisa, experimentação, eventos, treinamentos e consultorias na área florestal, incluindo projetos para fins econômicos e de recomposição ambiental.

“Acreditamos no setor florestal, que é uma atividade conservadora dos recursos naturais e do meio ambiente. Com essas mudas estamos dotando o produtor rural de material para atender os diversos usos e necessidades na propriedade rural. Além disso, há possibilidade de utilizar o excedente para abastecer mercados como da construção civil, caixotarias e similares, que são grandes demandadores de madeira. A madeira plantada ocupa o espaço que, até bem pouco tempo, era da madeira extraída das matas nativas”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

A parceria da Fibria contribui com programas do Governo do ES (Reflorestar, Campo Sustentável e Florestas Piloto) que estimulam a produção e recomposição vegetal com espécies florestais. “Essa parceria já existe há décadas e favorece a sustentabilidade das propriedades rurais na produção de madeira, já que o eucalipto plantado pode ser utilizado nas atividades agrícolas, comercializado para serrarias ou cerâmicas”, destaca o gerente geral florestal da Fibria, Carlos Alberto Nassur.

A parceria da Fibria com o Governo do Estado para desenvolvimento da silvicultura já existe desde 1985. Desde então, a empresa já repassou ao Estado cerca de 70 milhões de mudas, segundo observou Pedro Galvêas, coordenador do Programa de Silvicultura e Recursos Naturais da Seag.

O objetivo é estimular o crescimento da silvicultura e ampliar o reflorestamento em imóveis rurais do Estado. Galvêas explicou que cada produtor rural pode receber, gratuitamente, até duas mil mudas de eucalipto. Os interessados devem procurar o escritório do Incaper em seus respectivos municípios e manifestar o interesse. O convênio conta com a participação de um comitê de gerenciamento coordenado pela Seag, integrado ainda pelo Incaper, Idaf, Iema e Fibria. Cabe ao comitê definir metas, analisar e aprovar as ações executadas durante a parceria.

Gilmar Dadalto, coordenador técnico do Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro), informou que iniciativas como esta contemplada no convênio entre a Fibria e o Governo do Estado vêm contribuindo para reduzir as áreas agrícolas degradadas no Espírito Santo. Um estudo viabilizado por recursos desta parceria identificou que, nos últimos 20 anos, a área degradada foi reduzida em 34%, saindo de 600 mil hectares para 393 mil hectares. Ele afirma, entretanto, que as áreas degradadas ainda correspondem a 17% da área total cultivada no Estado, o que equivale dizer que “para cada 5 hectares cultivados há 1 hectare degradado”.

Dadalto destacou os resultados do Programa Campo Sustentável, que beneficiou cerca de 300 propriedades rurais, disponibilizando, em 2012 e 2013, 250 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, um milhão de mudas agrícolas (café, frutas e palmito, por exemplo) e um milhão de mudas de eucalipto para suprimento de madeira na propriedade. Os números refletem a importância de parcerias como esta celebrada entre o Governo do Estado e a Fibria.

facebook.com/seages
www.seag.es.gov.br