17/11/2014 08h31 - Atualizado em 07/03/2017 15h04

Geobases auxilia na delimitação de micro áreas de saúde em Montanha

Uma oficina de trabalho, promovida pela Unidade Central de Gestão do Geobases/Incaper, reuniu entidades envolvidas em gestão espacial de informações para área de saúde. O objetivo da atividade foi delimitar áreas de atuação dos agentes de saúde e adequá-las à legislação estadual. Cerca de 40 agentes de saúde e enfermeiros do município participaram da atividade.

“A aprovação de alguns desses limites intramunicipais é muito interessante para a gestão pública, pois com base nessas delimitações são realizados outros detalhamentos territoriais úteis que são aplicados às políticas públicas”, falou o pesquisador do Incaper e representante da Unidade Central de Gestão do Geobases/Incaper, Fernando Soares de Oliveira.

Segundo a secretária de Saúde de Montanha, Viviane dos Santos, a delimitação da área de atuação dos agentes de sáude e enfermeiros e da implantação das unidades de saúde é uma necessidade antiga do município. “Participei no primeiro semestre do ano da apresentação do Geobases a autoridades dos municípios do Extremo Norte, quando pude conhecer o trabalho de delimitação de áreas da saúde em Marechal Floriano. Entrei em contato com a Unidade Central do Geobases e demonstrei meu interesse em implatar algo semelhante aqui no município”, disse a secretária.

Segundo Fernando Soares de Oliveira, a delimitação de microáreas de saúde em Marechal Floriano foi realizada utilizando a metodologia desenvolvida pelo Chefe do Núcleo Especial de Sistema de Informações Em Saúde (NESIS), Sebastião Honofre Sobrinho. Essa metodologia utiliza como base para geração das microáreas de saúde os limites dos setores censitários do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) e a contagem do número de moradores existentes dentro destes setores.

“Nessa primeira reunião de trabalho, foi mostrada a Interface SESA-SAÚDE, através da qual é possível delimitar e redelimitar online os limites das áreas de saúde”, informou Fernando. Ele disse que é possível determinar a distância média percorrida por cada agente de saúde, auxiliar na seleção de área aptas para instalação de unidade de saúde, bem como verificar se o número de profissionais de saúde está de acordo com a legislação.