07/01/2013 09h55 - Atualizado em 07/03/2017 15h01

Feirantes de Guaçuí recebem novos equipamentos do Governo

O Governo do Estado consolidou, na manhã deste sábado (05), mais um importante investimento em favor da agricultura familiar de Guaçuí, no Caparaó Capixaba. O segmento produtivo passa a contar com 30 barracas de feira, entregues pelo governador em exercício Givaldo Vieira, pelo secretário de Estado de Agricultura, Enio Bergoli, e pela prefeita Vera Costa.

Além dos equipamentos, a secretaria municipal de Agricultura também foi agraciada com um veículo utilitário. Ambos foram adquiridos por meio de convênio com a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com recursos direcionados por emenda parlamentar do então deputado estadual Givaldo Vieira, hoje, vice-governador.

O governador em exercício destacou que a gestão Casagrande busca permitir melhorias nas condições de trabalho e vida dos capixabas que mais necessitam do auxílio do Governo.

“Este é um investimento que vai garantir uma melhor organização do comércio dos produtos, que serão mais valorizados. O fortalecimento da agricultura familiar é uma forma de priorizar o desenvolvimento sustentável e, neste caso, vai auxiliar tanto os pequenos agricultores quanto os moradores que têm o costume de ir à feira, agora, estruturada”, salientou.

“As feiras são importantes canais de comercialização de produtos agrícolas e representam melhorias para os produtores, que eliminam a necessidade de atravessadores, e para os consumidores, que adquirem mercadorias mais frescas”, afirmou o secretário da Agricultura, Enio Bergoli. “Já estruturamos mais de 40 feiras de agricultores familiares, como essa, em todo o Espírito Santo”.

As barracas ajudarão nas vendas, estimulando a agricultura familiar da região. Além disso, proporcionarão uma estrutura de comercialização mais dinâmica, na qual os consumidores poderão adquirir os produtos diretamente do produtor, sem atravessadores.

Padronização da feira de Guaçuí

Os agricultores familiares de Guaçuí comercializam na feira do município, que se realiza todos os sábados, a partir das 6 horas, hortaliças, legumes, queijo e outros produtos. Desde o mês de dezembro de 2012, a feira é instalada em frente ao prédio da Prefeitura Municipal.

Há 25 anos, a agricultora Maria da Penha Alves Vargas vende verduras, legumes, frutas, flores e café na feira de Guaçui. “As barracas nos ajudam muito a organizar os nossos produtos e dar uma boa aparência para os consumidores se sentirem mais à vontade. Nossa feira ficou mais bonita com as barracas”, afirmou.

O produtor Nelson José de Souza, há 12 anos na feira, considera que as novas barracas ajudam na conservação da higiene. “Os espaços da feira estão mais organizados e conseguimos manter a limpeza. Antes, estávamos em bancas de madeira antigas e sem padronização”, declarou o feirante. Nelson trabalha vendendo feijão, café, banana, lichia, hortaliças, flores, melado de cana, conserva de pimenta e produtos de artesanato feitos em madeira.

Programa Vida no Campo

Lançado em 2011 pelo Governo do Espírito Santo, com ações para ampliar as oportunidades e promover a inclusão social e o desenvolvimento regionalmente equilibrado, o programa “Vida no Campo” contempla 13 projetos de apoio à agricultura familiar capixaba.

Esses projetos englobam ações nas áreas de assistência técnica, infraestrutura produtiva, revitalização de assentamentos, crédito fundiário, crédito rural, comercialização, habitação, titulação de terras, agricultura orgânica, agroecologia, juventude rural, empreendedorismo e agroindústria.

Léo Júnior (27) 3636-3700 / 9942-9616
Mike Figueiredo