11/12/2013 14h11 - Atualizado em 07/03/2017 15h36

Feira do Verde: Incaper assina convênio de cooperação com Cesan para utilização do lodo de esgoto higienizado na agricultura

Foto: Divulgação/Incaper


Nesta quarta-feira (11), durante a Feira do Verde, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), assinou um convênio de cooperação associativa, técnica e financeira com a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e com a Fundação de Desenvolvimento Agropecuário do Espírito Santo (Fundagres) para desenvolver a reciclagem do lodo de esgoto higienizado, produzido na Unidade de Gerenciamento de Lodo (UGL) da Cesan, por meio de sua utilização como adubo orgânico em plantações agrícolas.

Na ocasião, estiveram presentes o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, o diretor-técnico do Incaper, Aureliano Nogueira da Costa, o diretor de Meio Ambiente da Cesan, Anselmo Tozi, e a gerente de Meio Ambiente da Cesan, Maria Helena Alves. Esse convênio possibilitará que as 2.400 toneladas de adubo produzidas por ano na UGL possam atender propriedades rurais da Região Metropolitana.

De acordo com o diretor-técnico do Incaper, Aureliano Nogueira da Costa, a celebração desse convênio dá continuidade a uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto, em parceria com a Cesan, entre os anos de 2007 e 2011. “Foi realizado o mapeamento das regiões do Estado onde poderia ser usado o lodo de esgoto higienizado na agricultura, bem como a indicação da quantidade desse adubo orgânico para determinadas culturas, como o abacaxi, a banana, o café, seringueira, palmeira real, eucalipto e goiaba”, explicou Aureliano. Ele disse que esse novo convênio consiste no desenvolvimento de projetos agronômicos para utilização, de fato, dos resíduos biosólidos processadas na UGL, nas propriedades rurais.

Segundo o diretor de Meio Ambiente da Cesan, Anselmo Tozi, a Cesan está dando os primeiros passos para a reciclagem do lodo do esgoto, mas confiante no resultado para o meio ambiente. “Com a UGL e o uso do lodo de esgoto como adubo estamos transformando um problema em uma solução ambiental”, afirmou. A Unidade de Gerenciamento de Lodo (UGL) é responsável pelo recebimento, processamento, caracterização, transporte, destinação do lodo de esgoto produzido por uma ou mais estações de tratamento de esgoto sanitário e monitoramento dos efeitos ambientais, agronômicos e sanitários de sua aplicação em área agrícola. A primeira unidade da UGL da Grande Vitória está localizada na Serra.

Durante o primeiro ano do convênio, um engenheiro agrônomo irá acompanhar efetivamente todo o processo de utilização do logo de esgoto higienizado na agricultura, desde o processamento na UGL, passando pela sua distribuição e chegada para os agricultores. A perspectiva é de que, inicialmente, 30 produtores participem do projeto, por meio da montagem de uma unidade de referência.

“O convênio dá continuidade à parceria celebrada entre a Fundagres, Incaper e Cesan, que permitiu a realização dos estudos na área de biosólidos, e avança agora para uma etapa de socialização desse conhecimento em nível de propriedade rural”, afirmou a diretora administrativo-financeira da Fundagres, Aparecida Nascimento.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana SilvestreTel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard