12/09/2012 08h37 - Atualizado em 07/03/2017 15h01

Feira de alimentos orgânicos da Praça do Papa com novidades

Quarta-feira é dia da Feira Livre de Produtos Orgânicos da Praça do Papa, em Vitória. Nesta quarta-feira (12), a partir das 17 horas, os consumidores que buscam qualidade de vida e alimentos mais saudáveis terão a oportunidade de adquirir produtos livres de agrotóxicos. A novidade da feira vem do município de Fundão, com a barraca de caldo de cana e tapioca recheada de orgânicos. Os produtos estão em oferta há menos de um mês no local.

Além disso, haverá as tradicionais barracas com diversos alimentos orgânicos onde as pessoas poderão comprar outros produtos saudáveis. A feira tem sido muito e o objetivo é torná-la um local de recreação e interação entre os consumidores da região e turistas.

“Só o fato de ter o caldo de cana e a tapioca já prova que a feira conseguiu mostrar aos consumidores que é possível fazer lanches rápidos e saudáveis”, destacou o gerente de Agricultura Orgânica da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Decimar Shultz. “A ideia é criar um espaço de alimentação onde os consumidores possam se divertir, interagir, trocar informações e aprendizado”, considera.

Conceito da Feira Orgânica

O conceito da feira orgânica vai mais além de somente ser um espaço de comercialização de produtos livres de agrotóxicos. O objetivo é levar aos consumidores um ambiente descontraído, com conscientização sobre os benefícios de um consumo responsável e saudável. A intenção é, também, mostrar aos consumidores que o consumo de produtos orgânicos traz benefícios tanto para a saúde como para o meio ambiente, pois não há poluição ou contaminação do meio ambiente rural com elementos químicos.

Comercialização

Com um volume de comercialização crescente, a organização da Feira de Orgânicos procura diversificar o espaço e estimular as pessoas a frequentarem o local. “Os próximos passos são implantar uma praça de alimentação e criar um ambiente cultural”, destacou Schultz. O volume de comercialização vem sendo satisfatório e os produtores estão animados com os resultados e a quantidade de consumidores que já colocaram a feira na rotina semanal.

A Feira Livre de Produtos Orgânicos da Praça do Papa foi criada a partir de uma parceria entre a Seag e a Prefeitura Municipal de Vitória. Inaugurada em 21 de março deste ano, a feita traz em destaque hortaliças , frutas, produtos da agroindústria caseira (pães, biscoitos, bolos, doces, geleias), flores e plantas medicinais.

Feiras de produtos orgânicos

Local: Feira de Produtos Orgânicos de Barro Vermelho – Vitória
Endereço: Rua Arlindo Brás do Nascimento, atrás da Emescam
Horário de Funcionamento: sábado – 06h às 12h