03/12/2015 11h34 - Atualizado em 07/03/2017 15h14

Experiência do Incaper de articulação entre agricultores e nutricionistas no PNAE é apresentada em Seminário Nacional de Boas Práticas de Ater







A experiência desenvolvida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) no município de Cariacica foi apresentada, em Brasília, durante o Seminário Nacional de Boas Práticas de Ater. Trata-se de um projeto relacionado ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

O projeto desenvolvido pelo Incaper e coordenado pelo extensionista Edegar Formentini consiste na articulação entre agricultores familiares e nutricionistas do Conselho Alimentar Escolar (CAE) municipal a fim de agilizar o processo de entrega de produtos para a alimentação escolar.

De acordo com Edegar, 76 agricultores de Cariacica realizam entregas para 11 escolas municipais. “Realizamos um trabalho de articulação para que o cardápio das escolas fosse planejado de acordo com o período de produção de determinados alimentos. Também contribuímos para a realização do cálculo nutricional dos cardápios, obrigatório pela legislação”, falou Edegar.

O presidente da Associação Aprovista, Kemisson Geraldo Scalzer, disse que a atuação do Incaper facilitou a inserção dos agricultores no Pnae e também incentivou a adoção de práticas agroecológicas. “Ficamos mais conscientes do nosso papel de produzir comida de qualidade”, relatou.

Em termos de renda, de 2012 até 2015, quadruplicou o retorno financeiro aos agricultores na comercialização para a merenda escolar. Em 2012, foram R$ 300 mil e em 2015, foram R$ 1,2 milhão.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves, Tatiana Caus e Vanessa Capucho
Texto: Luciana Silvestre
Telefones: (27) 3636-9868
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard