23/07/2013 11h29 - Atualizado em 07/03/2017 15h24

Estudantes de Engenharia Florestal visitam sistemas agroflorestais no Norte do Estado

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) proporcionou aos alunos do 9º período de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) uma visita a alguns sistemas agroflorestais existentes no Norte do Estado, nos dias 17 e 18.

A demanda surgiu do professor Marcos Vinicius Winckler Caldeira, que solicitou ao Incaper a apresentação de alguns sistemas agroflorestais para serem visitados. “Foram visitados sistemas de cacau com seringueira, pupunha, açaí e dendê; café com Teca e Cedro Australiano. No Norte do Estado, o café e o cacau são muito importantes para a economia e apresentam extensa área de cultivo”, afirmou o pesquisador do Incaper, Tiago de Oliveira Godinho, que acompanhou os estudantes.

Ele também explicou que o uso de sistemas convencionais baseados no monocultivo tem levado ao depauperamento da qualidade do solo, resultando na degradação dos recursos naturais. “A implantação de lavouras em sistemas consorciados ou agroflorestais é apontada como uma opção viável para minimizar o processo de degradação, já que esses sistemas promovem melhorias dos atributos físicos, químicos e biológicos do solo, com maior aporte de carbono”, informou Tiago.

No dia 17, os pesquisadores Eduardo Sales e Tiago Godinho levaram os universitários para conhecer a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), em Linhares. Em seguida, a visita foi à Fazenda Experimental do Incaper no município, onde puderam conhecer os vários laboratórios do Instituto, como o de solos, sementes, pós-colheita e controle biológico.

No dia 18, o destino dos estudantes foi alguns sistemas agroflorestais em propriedades e o Projeto Biomas, em Sooretama, cujo objetivo é viabilizar soluções com árvores para a proteção, recuperação e o uso sustentável de propriedades rurais nos diferentes biomas brasileiros. O Projeto Biomas é uma iniciativa do Incaper, Embrapa Florestas e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com apoio do Senar, John Deere, Monsanto, Vale e Sebrae.

O pesquisador do Incaper Tiago Godinho ressaltou que a visita foi muito proveitosa, tanto para o Instituto, quanto para os estudantes. “Foi muito bom, pois além de os futuros engenheiros florestais adquirirem um pouco mais de conhecimento, nós apresentamos para a sociedade nossos experimentos de pesquisa, os laboratórios e a oportunidade de estágios no instituto”, disse Tiago.

Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br