08/05/2014 14h54 - Atualizado em 07/03/2017 15h40

Estrada rural entre Iconha e Rio Novo do Sul receberá asfalto

O Governo do Espírito Santo assinou, na manhã desta quinta-feira (08), a ordem de serviço para início das obras de pavimentação da estrada que liga Inhaúma, localizada no município de Iconha, à comunidade de Monte Alegre, em Rio Novo do Sul. A pavimentação do trecho de 7,9 quilômetros está dentro do Programa Caminhos do Campo, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), e nela serão investidos R$ 7,75 milhões.

“Hoje é um dia importante para Iconha, pois o Governo do Estado realiza grandes investimentos em infraestrutura e na agricultura. A pavimentação da estrada que anunciamos hoje dará mais conforto e segurança para quem trafega no local. Os agricultores locais poderão transportar sua produção sem se preocupar. Estamos fazendo mais para quem precisa”, destacou o governador Renato Casagrande.

O secretário de Agricultura Enio Bergoli comenta a importância da pavimentação da estrada. “A pavimentação desse trecho é uma obra muito importante. Os moradores das comunidades beneficiadas poderão transportar com mais facilidade toda a produção, além de vender um produto de boa qualidade”, comenta.

A representante da Associação de Agricultores de Inhaúma Ana Maria Ferrari Passos comemora os investimentos do Governo no município. “A estrada vai facilitar o acesso às lavouras, encurtar caminhos, além de nos ligar a outras comunidades. Vamos transportar nossa produção com mais facilidade e segurança”, comenta.

“Daqui a uns dias nós iremos ter um asfalto, onde antigamente o acesso era difícil até a cavalo. Vamos encurtar distâncias e melhorar a qualidade de vida da população”, comemora o prefeito João Paganini.

Além da pavimentação da estrada, o governador Renato Casagrande assinou um convênio para a aquisição de secador de café, kit de torrefação de café e um galpão, que foram adquiridos pela Seag, por meio do Projeto de Infraestrutura Produtiva do Programa Vida no Campo. Ao todo foram investidos R$ 399,7 mil, sendo R$ 300 mil da Seag e R$ 99,7 mil da prefeitura.

O repasse de uma máquina retroescavadeira para uso da Prefeitura de Iconha também foi feito na manhã desta quinta-feira (08). O equipamento foi adquirido pela Seag, com investimento na ordem de R$ 156 mil, sendo os recursos direcionados por emenda parlamentar estadual.

Programa ‘Caminhos do Campo’

O ‘Caminhos do Campo’ é o programa de pavimentação de estradas rurais da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Estado do Espírito Santo. Desde o início dos trabalhos, já são aproximadamente 750 km de estadas pavimentadas e outros 298 km estão em obras.

O objetivo é adequar e revestir as estradas rurais capixabas, priorizando as áreas de maior concentração de agricultura familiar, para melhorar o escoamento da produção e reduzir os custos e as perdas dos produtos perecíveis.

Além disso, o programa pretende aumentar o fluxo de visitantes no meio rural e a quantidade de propriedades aptas ao agroturismo, uma atividade que gera milhares de empregos diretos e uma renda adicional para os produtores rurais.

Programa ‘Vida no Campo’

Lançado em 2011 pelo Governo do Espírito Santo, com ações para ampliar as oportunidades e promover a inclusão social e o desenvolvimento regionalmente equilibrado, o Programa ‘Vida no Campo’ contempla 13 projetos de apoio à agricultura familiar capixaba.

Esses projetos englobam ações nas áreas de assistência técnica, infraestrutura produtiva, revitalização de assentamentos, crédito fundiário, crédito rural, comercialização, habitação, titulação de terras, agricultura orgânica, agroecologia, juventude rural, empreendedorismo e agroindústria.

Thaís Tonini
(27)36363651