08/11/2013 17h20 - Atualizado em 07/03/2017 15h35

Estrada rural de Água Doce do Norte será asfaltada

Fotos: Mike Figueiredo/Seag

Os moradores de Santa Luzia do Azul, em Água Doce do Norte, em breve darão adeus à poeira e à lama e poderão ir e vir com mais facilidade. As obras de pavimentação da estrada que liga a comunidade até Santo Agostinho começam nos próximos dias.

O investimento será feito pelo Programa ‘Caminhos do Campo’ e os recursos para realizar a pavimentação somam R$ 9,66 milhões, destinados por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O trecho tem 12 quilômetros de extensão.



A obra é um sonho antigo da comunidade e vai mudar a vida de quem mora na região, melhorando o escoamento da produção agrícola e o acesso à saúde, educação e tecnologia. Além disso, a chegada do asfalto também vai facilitar a chegada de turistas no local e induzir a novos negócios.

O produtor rural e morador da região Norval Estêvão da Silva disse que muitas pessoas nem acreditaram quando souberam do início das obras. “Esse asfalto vai ajudar muito os produtores da região porque na época de chuva a estrada fica muito ruim e os carros agarram. Não passa nem caminhão nem ônibus e o acesso fica difícil”, declarou.



Assim como senhor Norval Estêvão, vários produtores da região possuem rebanho de gado leiteiro. Além dessa atividade, também se destaca o cultivo do café conilon.

“Mais do que apenas favorecer o escoamento da produção agropecuária, o que já é muito importante, a pavimentação deste trecho vai induzir ao surgimento de novos negócios. Este investimento é mais uma prova de que o interior capixaba está de fato inserido na pauta de prioridades do Governo”, afirmou o secretário da Agricultura, Enio Bergoli.




Entrega de mudas de tangerina Ponkan

Três mil mudas de tangerina Ponkan foram entregues para 30 agricultores de Santa Luzia do Azul, em Água Doce do Norte, nesta quinta-feira (07). O município se tornou, agora, área de expansão do Polo de Tangerina, mesmo estando na Região Noroeste. O polo abrange principalmente municípios das regiões Sul e Serrana do Espírito Santo.

O interesse para o cultivo da tangerina em Santa Luzia do Azul surgiu dos próprios produtores, que chegaram a comercializar algumas caixas de tangerina da Ceasa Norte, em São Mateus, há alguns meses.

Os agricultores, porém, não possuíam plantios comerciais. Foi aí que a equipe do escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural começou a articular para que mudas fossem enviadas à região.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Léo Júnior
(27) 3636-3700 / 9942-9616
leonardo@seag.es.gov.br
Mike Figueiredo
(27) 3636-3651 / 9704-2843
comunicacao@seag.es.gov.br
facebook.com/seages
www.seag.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard