26/11/2013 12h00 - Atualizado em 07/03/2017 15h35

ES lança programa para monitorar uso de agrotóxico em alimentos


Sesa quer aumentar o controle de qualidade dos produtos que chegam à mesa dos capixabas.

No momento em que representantes das Vigilâncias Sanitárias de todo o Brasil se reúnem em Vitória para debater resultados de análises de resíduos de agrotóxicos em alimentos que chegam à mesa do consumidor, o Governo do ES avança na proposta de controle de qualidade dos produtos capixabas e lança o “Programa Monitorando Alimentos no Espírito Santo”.

O encontro organizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) foi aberto nesta terça-feira, às 09 horas, no auditório do Hotel Golden Tulip, na Enseada do Suá, em Vitória, pelo secretário estadual da Saúde, José Tadeu Marino.

O evento, que seguirá até quinta-feira (28), reunirá mais de 200 participantes entre representantes das Vigilâncias Sanitárias de todo o Brasil e setores governamentais e da sociedade civil organizada relacionados ao assunto: Associação Capixaba dos Supermercados (Acaps), Centrais de Abastecimento do ES (Ceasa-ES), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), Toxcen, Ministério Público do ES, secretarias municipais de Saúde, entre outros.

Segundo a chefe do Núcleo Especial da Vigilância Sanitária Estadual, Marizete de Oliveira Silva, o objetivo do programa que está sendo lançado é implantar a análise de resíduos de agrotóxicos de alimentos in natura produzidos no Estado e comercializados em supermercados e na Ceasa, que são os principais pontos de distribuição desses produtos para a mesa do capixaba.

“Nosso objetivo é ampliar e consolidar o monitoramento de resíduos de agrotóxicos no Estado, visando a proteção da saúde do consumidor”, destacou Marizete.

Atualmente, no Espírito Santo, somente Vitória participa da amostragem de resultados relatados pela Anvisa, por meio de parceria com a Sesa. Com o lançamento do programa estadual, o monitoramento da qualidade dos alimentos produzidos e comercializados no Estado em relação ao uso de agrotóxicos será ampliado para Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Colatina e para a Ceasa, em Cariacica.

Para a operacionalização do Programa, a Sesa desenvolverá diversas ações. Entre elas, capacitar as Vigilâncias Sanitárias dos municípios para a realização das coletas dos alimentos, treinar profissionais da atenção básica – que são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde – para promover educação em saúde nas regiões agrícolas e para estarem atentos a eventuais doenças relacionadas com intoxicação por agrotóxico.

A Sesa também já está finalizando processo de compra de serviços laboratoriais para a realização das análises. A expectativa é de o programa esteja pronto para ser operacionalizado em 2014.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira
Texto: Maria Angela Siqueira
mariaperini@saude.es.gov.br
Tels.: 3636-8333/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard