19/07/2013 07h50 - Atualizado em 07/03/2017 15h23

Equipamentos agrícolas, veículos e rede elétrica trifásica beneficiam população de São Domingos do Norte

Fotos: Assessoria de Comunicação/Seag

O município de São Domingos do Norte recebeu um grande reforço nas áreas da Agricultura, Saúde e Educação com entrega de veículos, máquinas e equipamentos, além da autorização para ampliar a oferta de energia elétrica para uma localidade rural. O anúncio dos investimentos foi feito pelo governador Renato Casagrande, que compareceu ao município da tarde desta quinta-feira (18).

“Este é mais um dia em que anunciamos investimentos em São Domingos do Norte para atender uma das prioridades do nosso Governo, que é desenvolver todas as regiões do Espírito Santo. Para isso, é necessário investir em todos os municípios do interior. As entregas que realizamos hoje vão fortalecer a infraestrutura para que esteja adequada às pessoas que vivem no campo e para que tenham uma vida mais digna”, declarou o governador.

Com recursos direcionados por emenda parlamentar estadual, a Secretaria de Saúde do município agora conta com mais uma ambulância para fazer o atendimento à população. Por meio da Secretaria de Estado da Educação, o município também conta agora com mais dois ônibus escolares.

“O Governo do Espírito Santo colocou definitivamente o interior do Estado na pauta de prioridades e, para isso, desenvolvemos uma série de programas para melhoria da infraestrutura produtiva rural, com entregas de máquinas e equipamentos, para a pavimentação de estradas rurais, para o reforço na rede elétrica rural, para a instalação da telefonia móvel e internet 3G em comunidades do interior, dentre outras ações que dão condições de as pessoas serem protagonistas do próprio destino e poderem permanecer no campo”, afirmou o secretário Enio Bergoli.

Equipamentos e energia mais forte para a Agricultura

O Governo do Espírito Santo irá ampliar a oferta de energia elétrica na Associação de Córrego Cristal, em São Domingos do Norte. A instalação da rede trifásica será realizada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), dentro do programa ‘Energia Mais Produtiva’, com investimento na ordem de R$ 70 mil.

A ordem de serviço para o início dos trabalhos foi dada nesta quinta-feira (18), pelo governador Renato Casagrande. A rede terá uma extensão de 2,67 quilômetros e vai beneficiar pelo menos 14 famílias de produtores rurais.

Na oportunidade, a Seag também entregou à Prefeitura Municipal uma motoniveladora, que será usada pelo município para a manutenção e recuperação de estradas rurais. Foram investidos R$ 360 mil na aquisição da máquina.

“Estamos satisfeitos com o conjunto de investimentos que o Governo do Espírito Santo traz hoje para o nosso município. As entregas vão fazer muita diferença na infraestrutura de São Domingos do Norte e nos fortalecer a cada dia”, afirmou o prefeito José Geraldo Guidoni.

Programa ‘Energia mais Produtiva’

Em 2012 a Seag, dentro das ações do programa ‘Energia Mais Produtiva’, concluiu a implantação de novas redes para melhorar a estrutura de energia elétrica no campo.

Com as ações do programa, a Seag investiu R$ 1,68 milhão para implantar 76,56 quilômetros de novas redes, em 17 municípios, beneficiando diretamente 1.251 famílias. Para 2013, a meta da Seag é implantar mais 30 projetos comunitários, com investimentos na ordem de R$ 3,5 milhões.

Programa ‘Vida no Campo’

O Programa ‘Vida no Campo’ engloba 13 projetos que colocam à disposição dos agricultores, pescadores e seus familiares, em todas as regiões do Estado, diversas oportunidades a partir de ações nas áreas de infraestrutura, crédito rural e fundiário, assistência técnica, habitação e capacitação. O objetivo do ‘Vida no Campo’ é fortalecer ainda mais a agricultura familiar e gerar mais renda e qualidade de vida para quem vive no campo.

Mike Figueiredo
comunicacao@seag.es.gov.br