15/05/2013 13h32 - Atualizado em 07/03/2017 15h02

Equipamentos agrícolas são entregues para o município da Serra

A Prefeitura da Serra recebeu, na manhã deste sábado (11), uma motoniveladora e um trator para beneficiar a estrutura agrícola do município. Os equipamentos foram adquiridos pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com recursos direcionados por emenda parlamentar federal, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Estiveram presentes o secretário da Agricultura, Enio Bergoli, o secretário de Esportes, Vandinho Leite, o prefeito Audifax Barcelos, o deputado federal Carlos Mannato, os deputados estaduais Roberto Carlos e Jamir Malini, além de vereadores, presidentes de associações e outras autoridades.

“Sabemos da utilidade que estes equipamentos têm para a agricultura. A motoniveladora possibilitará a manutenção das estradas rurais e o trator agrícola reduz o esforço dos agricultores no processo de produção. Hoje, temos de fazer uma agricultura com máquinas e equipamentos para diminuir o esforço dos produtores no campo, que realizam um trabalho pesado e sofrido”, defendeu o secretário Enio Bergoli.

“Este é um momento de agradecer aos investimentos que nosso município recebe hoje. É necessário ter políticas públicas que beneficiem os produtores rurais para que eles possam viver com qualidade no campo e não precisem deixar a zona rural”, afirmou o prefeito da Serra Audifax Barcelos.

A motoniveladora e o trator fazem parte do conjunto de 46 equipamentos que estão sendo repassados para reforçar a estrutura de apoio ao desenvolvimento da agropecuária no Espírito Santo. Somados, os investimentos ultrapassam R$ 11 milhões.

“As máquinas vêm para dar condição aos agricultores de produzir mais e levar os produtos agrícolas aos canais de comercialização. Queremos ter a oportunidade de continuar no campo, tirando nosso sustento da terra”, afirmou João Carlos Ribeiro, presidente da Associação de Produtores Rurais da Serra, que é da comunidade de Pitanga, onde se destacam o agroturismo e a pecuária de leite.

Nesse primeiro momento, 31 municípios receberão 13 motoniveladoras, quatro pás-carregadeiras, 10 retroescavadeiras, cinco caminhões, um rolo compactador e três tratores agrícolas.

Mike Figueiredo
mike@seag.es.gov.br