11/02/2014 14h00 - Atualizado em 07/03/2017 15h37

Equipamentos agrícolas reforçam a infraestrutura produtiva de Vila Valério

A agricultura do município de Vila Valério vai receber um grande reforço na infraestrutura rural com a entrega de máquinas e equipamentos adquiridos com recursos do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). A solenidade será nesta quarta-feira (12), às 9 horas, na sede do município.

Por meio de convênio do Programa ‘Vida no Campo’, serão entregues uma série de equipamentos para promover a melhoria da infraestrutura necessária ao fortalecimento da agricultura familiar no município, com investimento de mais de R$ 312 mil.

O convênio foi firmado por meio do Projeto de Infraestrutura Produtiva e contempla as entregas de um veículo de passeio, um veículo utilitário, um caminhão com carroceria, dois tratores agrícolas, um microtrator, um pulverizador, uma adubadeira, uma carreta agrícola, uma carreta agrícola basculante e uma enxada rotativa.

Também haverá a entrega 15 barracas para a estruturação da Feira Agroecológica de Vila Valério e a inauguração da Sala de Degustação de Café no município.

Projeto de Infraestrutura Produtiva

Desde 2012, cada município capixaba tem à disposição entre R$ 250 mil e R$ 400 mil promover a melhoria da infraestrutura necessária ao fortalecimento da agricultura familiar, valor definido a partir de oito indicadores do município que levam em conta o número de estabelecimentos rurais familiares, a população rural, os índices de pobreza rural, as quantidades de comunidades quilombolas, de famílias assentadas, de pescadores e de famílias beneficiadas além da receita municipal.

A operação ocorre a partir da demanda estruturada pelos próprios agricultores familiares, que definem qual o investimento necessário à realidade local para benefício coletivo. A proposta é encaminhada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) à Seag, que implementa o projeto por meio de um convênio firmado com a Prefeitura Municipal.

Programa ‘Vida no Campo’

O Programa ‘Vida no Campo’ engloba 13 projetos que colocam à disposição dos agricultores, pescadores e seus familiares, em todas as regiões do Estado, diversas oportunidades a partir de ações nas áreas de infraestrutura, crédito rural e fundiário, assistência técnica, habitação e capacitação. O objetivo do ‘Vida no Campo’ é fortalecer ainda mais a agricultura familiar e gerar mais renda e qualidade de vida para quem vive no campo.

facebook.com/SeagES