26/07/2013 12h59 - Atualizado em 07/03/2017 15h25

Equipamentos agrícolas reforçam a infraestrutura produtiva de Castelo

A agricultura do município de Castelo vai receber um grande reforço na infraestrutura rural com a entrega de máquinas e equipamentos adquiridos com recursos do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). A solenidade será realizada neste sábado (27), às 15 horas, próximo ao Casarão da Fazendo do Centro, que fica na Rodovia ES 166, à altura do quilômetro 31, em Castelo. O investimento total foi de R$ 721 mil.

A prefeitura de Castelo vai receber uma motoniveladora para realizar a manutenção e a abertura de estradas rurais. Também serão entregues equipamentos adquiridos por meio de convênio do Programa ‘Vida no Campo’. O objetivo é promover a melhoria da infraestrutura necessária ao fortalecimento da agricultura familiar no município, a partir da aquisição de veículos, máquinas e implementos em geral.

O convênio foi firmado por meio do Projeto de Infraestrutura Produtiva e contempla as entregas de um caminhão, que será entregue ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Castelo, um veículo pickp-up, que será entregue à Cooperativa Agrária Mista de Castelo e um veículo Fiat Uno, que será repassado à Secretaria Municipal de Agricultura de Castelo.

Este mesmo convênio também contempla outros equipamentos que ainda estão em processo de licitação e serão entregues nos próximos meses: um pulverizador, um arado subsolador, uma lâmina traseira, um trator agrícola, um arado de 28 discos, duas enxadas rotativas e um medidor de umidade. Estes equipamentos vão auxiliar os trabalhos de diversas associações de produtores rurais de base familiar do município.

Projeto de Infraestrutura Produtiva

Desde 2012, cada município capixaba tem à disposição entre R$ 250 mil e R$ 400 mil promover a melhoria da infraestrutura necessária ao fortalecimento da agricultura familiar, valor definido a partir de oito indicadores do município que levam em conta o número de estabelecimentos rurais familiares, a população rural, os índices de pobreza rural, as quantidades de comunidades quilombolas, de famílias assentadas, de pescadores e de famílias beneficiadas além da receita municipal.

A operação ocorre a partir da demanda estruturada pelos próprios agricultores familiares, que definem qual o investimento necessário à realidade local para benefício coletivo. A proposta é encaminhada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) à Seag, que implementa o projeto por meio de um convênio firmado com a Prefeitura Municipal.

Programa ‘Vida no Campo’

O Programa ‘Vida no Campo’ engloba 13 projetos que colocam à disposição dos agricultores, pescadores e seus familiares, em todas as regiões do Estado, diversas oportunidades a partir de ações nas áreas de infraestrutura, crédito rural e fundiário, assistência técnica, habitação e capacitação. O objetivo do ‘Vida no Campo’ é fortalecer ainda mais a agricultura familiar e gerar mais renda e qualidade de vida para quem vive no campo.

Mike Figueiredo
comunicacao@seag.es.gov.br