26/10/2013 16h37 - Atualizado em 07/03/2017 15h33

Energia Mais Produtiva: rede trifásica chegará para três comunidades rurais de Boa Esperança

Foto: Assessoria de Comunicação/Seag

Mais de cinquenta famílias de agricultores de Boa Esperança contarão, em breve, com rede elétrica trifásica. A instalação da rede será feita pelo Programa ‘Energia Mais Produtiva’, desenvolvido pelo Governo do Espírito Santo, e a ordem de serviço para o início da obra foi dada nesta sexta-feira (25).

O reforço na energia representa a possibilidade de os produtores rurais das comunidades de Córrego da Onça e Córrego da Cangalha investirem em equipamentos como secadores, piladores, sistemas de irrigação e câmaras refrigeradas. Ao todo serão instalados 4,37 quilômetros de novas redes elétricas trifásicas.

O investimento realizado é de R$ 277,6 mil por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). “A nova rede que será instalada ficará proporcional à pujança da agricultura capixaba, que demanda máquinas e equipamentos. Esse investimento é essencial para modernizar e ampliar a produção agropecuária, otimizando recursos e gerando mais renda para os produtores rurais”, declarou o secretário Enio Bergoli.

A base da economia das comunidades beneficiadas é o café, apesar de haver também outras culturas, como o maracujá e a pimenta. “Agora vamos poder investir em secador de café e sistemas de irrigação, necessários para desenvolver nosso produto e enfrentar as épocas de estiagem”, afirmou o agricultor de Córrego da Candalha Sebastião Martiniano da Silva.

Caminhão beneficia produtores de maracujá

Durante a visita ao município de Boa Esperança, o secretário Enio Bergoli também confirmou a entrega oficial de um caminhão com carroceria dupla à Prefeitura Municipal, adquirido com recursos de emenda parlamentar estadual que somam R$ 198 mil.

O veículo vai atender a mais de 40 produtores que participam de um programa municipal de incentivo ao plantio de maracujá para diversificar a produção agrícola. A meta é produzir anualmente 3,5 milhões de quilos de maracujá.

“Vamos atender aos pequenos produtores que não têm condições de arcar com os custos de transporte da produção. Já temos uma área plantada de 120 hectares”, informou o secretário municipal de Agricultura Doriedison Thomazini.

Mike Figueiredo
comunicacao@seag.es.gov.br