18/07/2013 11h32 - Atualizado em 07/03/2017 15h23

Encontro da Abracen no Espírito Santo reúne 106 representantes

Com 35 anos de existência, as Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES), empresa vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) se destaca no cenário nacional do abastecimento alimentar compondo a 8ª posição entre os principais mercados atacadistas do Brasil.

Nesta quarta-feira (18) cerca de 100 pessoas, entre autoridades e especialistas, compareceram na abertura oficial do Encontro Nacional da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen) – Edição Espírito Santo. O objetivo do evento é de trocar experiências e discutir temas relacionados a distribuição, infraestrutura e desafios das ceasas.

“Nosso Estado é guerreiro na agricultura, apesar de pequeno temos uma produção que consegue atender com qualidade as demandas. Para isso, temos programas que geram oportunidades no interior, que consolida a cadeia de produção agrícola de forma equilibrada e finalizando o processo de descentralização com as unidades localizadas em pontos estratégicos. Com uma política forte, de investimento na agricultura, temos a necessidade de mais planejamento e também de aprender com as experiências de cada um que está presente neste encontro”, destacou o governador Renato Casagrande.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, é um momento de comemorar a estruturação da Ceasa/ES. “Concluímos a nossa meta de descentralização do nosso sistema operacional da agricultura, que beneficia produtores rurais, atacadistas, varejistas e também o consumidor final. Precisamos pensar agora em trabalhar como a ceasa poderá atender a todos com alimentos mais seguros, afinal, produtos de qualidade evitam problemas na saúde”, lembra.

Comprometimento

A Ceasa/ES está entre os 10 principais mercados atacadistas do Brasil e o resultado da movimentação comercial e financeira é comparável ao 12º PIB dos municípios do Estado, além disso, integra à Abracen, que representa 35 entrepostos em todos os estados brasileiros.

Em 2012, o entreposto central, localizado em Cariacica, movimentou 500 mil toneladas de produtos hortifrutícolas gerando recursos financeiros de R$ 805 milhões de reais. O mercado central foi abastecido diretamente por 437 municípios, dos quais 62 do próprio Estado.

O Espírito Santo se mantém na liderança da oferta com 61,5%, do total comercializado. Estes indicadores reforçam a importância da Ceasa/ES principalmente para os produtores rurais capixabas que encontram nos quatro entrepostos espaços disponíveis e adequados para comercialização de seus produtos.

“Este evento é importante para nós, porque reunimos especialidades para propor soluções e discutir temas que fazem parte do nosso dia a dia e precisam ser planejados e solucionados. Temos que criar um intercâmbio entre a nossa Ceasa e as demais ceasas apresentando propostas e também trocando experiências”, disse o diretor-presidente da Ceasa/ES José Paulo Viçosi.

Pela primeira vez em visita no Estado como diretor da Abracen, Mário Maurici, também diretor-presidente da Ceagesp agradeceu a oportunidade e disse que o momento é de sensibilizar a sociedade da importância que as centrais de abastecimento têm para uma distribuição de alimentos de qualidade. “Acredito que com as temáticas e discussões aqui conseguiremos trocar experiências conforme a peculiaridade de cada região e representante, para atender da melhor forma a nossa sociedade”, disse.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Ceasa-ES
Rainã Jacobsen Maier
Tel.: (27) 3136-2321/ (27) 8849-5626
comunicacao@ceasa.es.gov.br
Facebook:facebook.com/CeasaES
Twitter: @CeasaES
Youtube: CeasaES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard