07/01/2013 15h09 - Atualizado em 07/03/2017 15h01

Eletrificação Rural: Energia mais forte garante novos empreendimentos no interior


Produtores rurais e a população em geral de 28 comunidades rurais de 17 municípios contam com novas redes de energia trifásica à disposição.

Em 2012, o Governo do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), dentro das ações do programa ‘Energia Mais Produtiva’, concluiu a implantação de novas redes para melhorar a estrutura de energia elétrica no campo dando suporte aos produtores rurais e empreendedores.

“A energia é um insumo básico e os produtores rurais, beneficiados com uma carga de energia maior, têm suporte adequado para utilizar equipamentos que melhoram as condições de produção e a qualidade do produto, como secadores e despolpadores de café. Nosso objetivo é priorizar a atenção aos agricultores de base familiar”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Com as ações do ‘Energia Mais Produtiva’, a Seag investiu R$ 1.68 milhão para implantar 76,56 quilômetros de novas redes, nos municípios de Afonso Cláudio, Alegre, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Governador Lindenberg, Ibatiba, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Pinheiros, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Sooretama e Vila Valério, beneficiando diretamente 1.251 famílias.

Na comunidade de Córrego São José dos Rodrigues, no município de Ibatiba, as 42 famílias que vivem na localidade passaram a contar com uma nova rede elétrica trifásica.

Além de beneficiar os produtores rurais da região, o investimento também permitiu o início das operações de uma fábrica de fertilizantes orgânicos, que utiliza dejetos animais na produção. “A empresa só começou a operar por causa da instalação da rede trifásica. A rede monofásica não dava conta de mover as máquinas, nem os secadores dos agricultores vizinhos. O programa trouxe muitos benefícios para nossa região”, afirmou o diretor de produção da indústria, César Trindade.

Com a operação, a unidade emprega 25 trabalhadores e durante a implantação outros 60 postos de trabalho foram gerados.


Programa ‘Energia mais Produtiva’

O programa ‘Energia mais Produtiva’, criado pelo Governo do Espírito Santo e desenvolvido pela Seag, amplia a estrutura de energia elétrica no campo dando suporte aos produtores rurais. É mais infraestrutura e sustentabilidade para o campo, mais qualidade para os produtos e renda para os agricultores.

Para 2013, a meta da Seag é implantar mais 30 projetos comunitários, com investimentos na ordem de R$ 3,5 milhões.

O programa veio complementar o ‘Luz para Todos’, pois após atender às necessidades básicas de energia elétrica dos domicílios das famílias rurais capixabas, por meio do antigo programa, os agricultores passaram a modernizar e tecnificar suas propriedades, adquirindo equipamentos que facilitam os beneficiamentos de produtos, que demandam maior capacidade da carga elétrica.

Grande parte das redes elétricas existentes no interior do Estado não é suficiente para suportar os diversos equipamentos e máquinas agrícolas tais como: secadores de café, resfriadores de leite, sistemas de irrigação, batedeiras de cereais e diversos equipamentos de uso agrícola movidos a motores elétricos.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Léo Júnior
(27) 3636-3700 / 9942-9616
leonardo@seag.es.gov.br
Mike Figueiredo
(27) 3636-3651 / 9704-2843
mike@seag.es.gov.br
facebook.com/SeagES
twitter.com/SeagES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard