10/06/2015 11h16 - Atualizado em 07/03/2017 15h07

Dores do Rio Preto realiza o IV Encontro da Cafeicultura

É de sexta (12) a domingo (14) que acontece o IV encontro da cafeicultura, na região de Dores do Rio Preto. No evento estarão presentes produtores, lideranças comunitárias e políticas, técnicos das prefeituras dos municípios vizinhos, de cooperativas e associações e produtores rurais ligados a cafeicultura.

O evento será realizado pelo Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Cooperativa de cafeicultores de Dores do Rio Preto (Cooperdores) e Prefeitura Municipal de Dores do Rio Preto.

Na sexta-feira, a partir das 8h30, os participantes poderão contar com duas palestras. A primeira será ministrada pelo superintendente do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (CETCAF), Frederico de Almeida Daher, que vai falar a respeito do mercado e as oportunidades voltadas para o café especial. “É importante reforçar sobre o aumento do consumo de café no Brasil e no mundo, e mostrar ao produtor as perspectivas de preços firmes e investimentos em qualidade em busca de uma cafeicultura mais rentável”, adiantou.

O pesquisador do Incaper e também representante do CETCAF, Marcos Moulin, vai complementar o tema enfatizando os cuidados durante e pós a colheita, com dicas de como colher o café mais maduro, por exemplo, secar o café dentro de temperaturas adequadas, entre outros.

De acordo com o chefe do escritório do Incaper da cidade, Norberto das Neves Frutuoso, a expectativa é que o evento tenha aproximadamente 60 pessoas nos dias das palestras. Além disso, durante os três dias de evento, aproximadamente dez estandes irão expor insumos e equipamentos ligados à cafeicultura.

No sábado e no domingo, o evento também conta com shows, quadrilha, sorteio e torneio society rural.

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves – juliana.esteves@incaper.es.gov.br