14/08/2013 11h37 - Atualizado em 07/03/2017 15h26

Domingos Martins será sede da próxima reunião do II Encontro Regional do Projeto Incluir no Campo

As últimas reuniões do II Encontro Regional do Projeto Incluir no Campo serão realizadas nesta quarta (14) em Domingos Martins e na quinta-feira (15) Cachoeiro do Itapemirim. Outras duas reuniões foram realizadas nas cidades de Nova Venécia e Linhares, nos dias 06 e 07 de agosto.

Além da troca de experiências e o momento de interação, o evento também é voltado para uma capacitação técnica dos agentes, que lidam com as famílias rurais em situação de extrema pobreza. “Queremos atingir a meta do Projeto Incluir no Campo, que é de acompanhar 8 mil famílias rurais em situação de extrema pobreza até 2014. Então proporcionamos esse momento para que todos tenham conhecimento do método de operacionalização do projeto”, afirmou o gerente do Incluir no Campo Izaías Bregonçi.

As reuniões anteriores contaram com a presença de 120 técnicos das cidades onde foram promovidos os encontros. O gerente do Programa Vida no Campo, Luiz Bricalli ressalta a importância da participação. “As reuniões dão aos técnicos a oportunidade de conhecer os projetos do Vida no Campo e assim aplicá-los na vida das famílias rurais em extrema pobreza, a fim de mudar essa realidade”, explicou Bricalli.

As reuniões são direcionadas aos técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e das Secretarias Municipais de Agricultura e Assistência Social e Direitos Humanos. Todas essas instituições são parceiras, junto do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), na realização desse evento promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Incluir no Campo

O Governo do Espírito Santo desenvolve o Projeto Incluir no Campo, tem como objetivo dar mais oportunidades de inclusão produtiva e promoção da cidadania aos agricultores familiares, principalmente nas áreas rurais onde ainda existem muitos em situação de extrema pobreza. A meta é até 2014 beneficiar 8 mil famílias com renda per capita de até R$ 70,00 por mês.

Dentre os agricultores beneficiados estão meeiros, parceiros, diaristas, indígenas, quilombolas e pescadores. Por meio do Programa Vida no Campo, do Governo do Espírito Santo, e do Programa Brasil Sem Miséria, do Governo Federal, são oferecidas oportunidades para emissão de documentos, complementação de renda, assistência técnica, comercialização da produção, construção de moradias, cursos de capacitação profissional, acesso à terra, crédito rural, entre outras.

O primeiro passo para o agricultor familiar se beneficiar do Projeto Incluir no Campo é se cadastrar na Secretaria Municipal de Ação Social, onde poderá obter outras informações.

Mike Figueiredo
mike@seag.es.gov.br