10/10/2013 14h41 - Atualizado em 07/03/2017 15h31

Dia Mundial da Alimentação é comemorado com atividades no Incaper

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado no dia 16 de outubro, mas as atividades no Espírito Santo tiveram início nesta quinta-feira (10), no auditório do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O seminário “Hortas e Alimentação no espaço escolar: iniciativas bem sucedidas nas atividades pedagógicas em Vila Velha” foi promovido pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) do Espírito Santo.

A atividade reuniu alunos, coordenadores e diretores de escolas municipais de Vila Velha, bem como técnicos do Incaper e de algumas Secretarias de Estado, como a Secretaria da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag) e Secretaria de Estado da Educação (Sedu). O Instituto contribuiu com a palestra sobre o papel do agrônomo no desenvolvimento de hortas escolares, do qual participou o extensionista Itamar Alvino de Souza.

“Iniciamos o trabalho com hortas escolares e comunitárias em Vila Velha há bastante tempo. Além da produção de alimentos saudáveis, esse projeto tem um forte cunho social e pedagógico, uma vez que proporciona a interação de crianças com o meio ambiente e com a terra. Agora podemos avaliar de maneira positiva os resultados desse trabalho, que pode ser irradiado para outros municípios”, disse Itamar.

Para o presidente do Consea-ES, Pedro Kitoko, a escolha do tema das hortas escolares para abrir as atividades do Dia Mundial da Alimentação foi feita devido à visibilidade e aos resultados do projeto desenvolvido no município de Vila Velha. “A escola tem aproveitado seus recursos para proporcionar o acesso à alimentação saudável aos alunos. Muitas crianças não conhecem os diversos tipos de alimentos ou não estão habituados a comê-los. Essa iniciativa, além de incentivar a mudança de hábitos alimentares, valoriza o trabalho da agricultura”, afirmou Pedro.

Ele também disse que, a partir da experiência de hortas escolares desenvolvidas no município de Vila Velha pela Prefeitura Municipal em parceria com o Incaper, o Consea-ES irá sugerir ao Governo do Espírito Santo políticas públicas para o desenvolvimento desse tipo de ações. “Além de ampliar o financiamento para o projeto desenvolvido em Vila Velha, queremos propor a formulação de políticas públicas nessa área para todo o Estado. O Incaper é um parceiro importante nessa construção e queremos que continue contribuindo para o êxito de ações na área de segurança alimentar”, disse Kitoko.

Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br