28/06/2013 11h47 - Atualizado em 07/03/2017 15h22

Dia de Campo sobre Café Conilon em Ecoporanga

Cafeicultores de Ecoporanga puderam aprimorar as técnicas que garantem mais qualidade à lavoura. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou um Dia de Campo sobre Café Conilon nessa quinta-feira (27) e reuniu em torno de 50 agricultores do município.

O evento, realizado na propriedade do senhor Sebastião Lopes da Rocha, na comunidade de Pedra Bonita, em Ecoporanga, foi dividido em três estações. A primeira, sobre nutrição do café Conilon, foi ministrada pelo engenheiro agrônomo, extensionista e chefe do escritório local do Incaper de Nova Venécia, Wellington Braida Marré. Ele apresentou aos agricultores a importância de se fazer a análise de solos para uma adequada nutrição da lavoura e explicou as técnicas para se fazer a amostragem de solos, dicas de abertura de cova, forma e época de aplicação de calcário e adubos.

Na segunda estação foram discutidas e apresentadas as tecnologias de vergamento, a desbrota e as vantagens e a maneira adequada para se fazer a poda programada de ciclo. Na lavoura, foram demonstrados os procedimentos corretos de se fazer essas práticas. As orientações técnicas ficaram sob a responsabilidade do engenheiro agrônomo, extensionista e chefe do Escritório Local do Incaper de Vila Pavão, Wantuil Luiz Cordeiro.

A terceira estação teve como tema o manejo na colheita e pós colheita para a melhoria da qualidade. O palestrante foi o engenheiro agrônomo, extensionista e chefe do Escritório Local do Incaper de São Gabriel da Palha, João Luiz Perini. Ele explicou aos agricultores a importância de produzir café com qualidade, relatando as perdas que o produtor pode evitar se forem adotadas as recomendações técnicas na colheita e pós-colheita, agregando, com isso, valor ao produto e gerando, consequentemente, maior rentabilidade.

“O maior objetivo do evento foi levar conhecimento técnico aos produtores de forma prática e eficiente, estimulando-os a adotar as tecnologias recomendadas pelo Incaper para se obter maior produtividade nas lavouras. Além disso, o Dia de Campo proporciona uma aproximação maior entre os agricultores e os técnicos do Incaper no município”, alegrou-se Wesley Ribeiro Ferrari, chefe do Escritório Local do Incaper em Ecoporanga.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves
juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre
luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves / ELDR Ecoporanga
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard