01/07/2013 11h03 - Atualizado em 07/03/2017 15h22

Curso de inseminação artificial em bovinos capacita pecuaristas em Ecoporanga e Cachoeiro de Itapemirim

Os produtores de leite de Ecoporanga e Cachoeiro de Itapemirim conheceram um pouco mais sobre as vantagens da inseminação artificial em gado leiteiro e as técnicas corretas para este procedimento. O que proporcionou isso foi um curso realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), entre os dias 24 e 28 de junho.

Além das técnicas de inseminação artificial, o curso abordou a questão do manuseio e os cuidados que devem ser tomados com os materiais e equipamentos utilizados no procedimento. Além disso, os participantes receberam orientações referentes ao manejo e à identificação do momento ideal para a inseminação, e aprenderam noções sobre a anatomia e a fisiologia do animal.

“O curso surgiu a partir da demanda dos produtores aos escritórios locais do Incaper. O objetivo deste treinamento é ajudar os produtores a melhorarem a produtividade e a qualidade dos rebanhos”, afirmou o pesquisador do escritório do Incaper em Cachoeiro, Bevaldo Martins Pacheco.

“É um método importante que tem gerado grandes avanços para a pecuária de leite no Estado, devido à sua capacidade de promover o melhoramento genético e o aumento da produtividade do rebanho. A consequência é a maior rentabilidade ao pecuarista. No entanto, para gerar os resultados esperados é preciso que os trabalhadores estejam devidamente capacitados e habilitados para a execução adequada dos procedimentos exigidos”, complementou Wesley Ribeiro Ferrari, do Escritório Local de Desenvolvimento Rural do Incaper em Ecoporanga. O município produz cerca de 130.000 litros de leite por dia.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Texto: Hércules Nascimento
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard