25/07/2013 12h34 - Atualizado em 07/03/2017 15h25

Curso capacita técnicos em Cachoeiro de Itapemirim

O programa Renova Sul Conilon, lançado em 2012, tem como meta revigorar e renovar as lavouras de café em 28 municípios capixabas. Para que isso ocorra, é preciso profissionais qualificados, o que motivou o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) a realizar, nessa quarta (23) e quinta-feira (24), o curso de Capacitação Técnica em Poda e Nutrição Cafeeira. O evento, que aconteceu na Fazenda Experimental de Bananal do Norte, em Cachoeiro de Itapemirim, reuniu 36 pessoas, entre técnicos do Incaper e cooperados.

Durante os dois dias, foram ministradas aulas teóricas e práticas, desta forma os participantes reforçaram o aprendizado. O objetivo do curso é que eles levem as informações adquiridas aos produtores da sua região e com as novas técnicas, de poda e nutrição, os produtores aumentem a qualidade e quantidade das sacas colhidas.

Segundo o coordenador do Renova Sul Conilon, Aymbiré Fonseca, o grupo se demostrou interressado na troca de informações. “Muitos sabem que teremos um longo trabalho pela frente, mas acreditam que com as técnicas iremos conseguir cada vez mais resultados nas lavouras”, esclareceu.

Já o técnico do escritório do Incaper em Conceição do Castelo, Adilar Viana, reforçou que é necessário se manter informado. “Com os cursos nivelamos nosso conhecimento e trocamos experiências. Os produtores confiam em nós, técnicos do Incaper, e é fundamental que ensinemos o que há de mais moderno no setor. Com o término da colheita, poderemos ensinar o que aprendemos, assim, eles terão um melhor resultado nas próximas sacas”, destacou.

O Renova Sul Conilon irá beneficiar 20 mil famílias de agricultores de base familiar, totalizando 60 mil pessoas em sete mil propriedades, a meta é praticamente dobrar a produção anual de café conilon da região, passando de 1,6 milhão de sacas para 3 milhões.

Para o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, os técnicos são referência para os produtores. “Precisamos ter calma na hora de nos aproximarmos do agricultor, afinal, o que aprenderam é algo novo na cultura deles. Mas com o tempo eles verão as mudanças e melhoras. Estamos realizando um papel importante para renovarmos as lavouras capixabas”, afirmou.

A iniciativa também contribuirá para elevar a produtividade média do café conilon da Região Sul do Estado de 25 sacas beneficiadas por hectare para 42,9 sacas até 2025.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre -luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Carla Einsfeld
Tel.: 3636-9866/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard