11/11/2014 13h04 - Atualizado em 07/03/2017 15h04

Cultivando saúde: mulheres de Divino de São Lourenço aprendem a plantar alimentos funcionais

O que uma horta em casa tem a ver com hipertensão e diabetes? Um grupo formado por 20 famílias de Divino de São Lourenço vai descobrir. As mulheres vão aprender a plantar alimentos que ajudam a combater os principais sintomas destes dois problemas de saúde. A palestra é fruto de uma parceria entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Unidade de Saúde da Família de Patrimônio da Penha.

“A necessidade foi apresentada pela equipe que atua na Unidade de Saúde da Família. A nutricionista disse que tinha um grupo de mulheres que sofre com hipertensão e diabetes, e que queria ensinar a elas sobre os alimentos funcionais. O grupo vai aprender as técnicas adequadas de plantio e quais os alimentos mais indicados para estes problemas de saúde. Verduras folhosas e legumes são ideais porque possuem muitas fibras e pouco açúcar”, disse Ricardo Eugenio Pinheiro, extensionista e chefe do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Incaper de Divino de São Lourenço.

A palestra “Horta domiciliar: horticultura orgânica” vai abordar também aspectos relacionados à agroecologia e sustentabilidade, e ainda questões a respeito da segurança alimentar e nutricional. A ideia de incentivar o cultivo de hortas caseiras contribui bastante para melhorar o hábito alimentar destas famílias. Além disso, a palestra pretende mostrar que é possível produzir alimentos em pequenas áreas não apenas para consumo, mas até mesmo para garantir uma fonte de renda extra.

Serviço:
Palestra sobre Hortas Domésticas
Data: 11 de novembro de 2014
Hora: 9h30
Local: Comunidade de Patrimônio da Penha, Divino de São Lourenço

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper:
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 3636-9865
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard