30/01/2013 13h51 - Atualizado em 07/03/2017 15h01

Cooperativa capixaba conta com auxílio do Governo para superar crise

Representantes do Governo do Espírito Santo se reuniram com o presidente da Cooperativa de Laticínios de Guaçuí (Colagua), na quinta-feira (10), para reforçar a presença do Estado no auxílio do processo de recuperação financeira da associação.

Para enfrentar a crise que atinge a Colagua desde o começo de 2012, uma reunião foi realizada na sede da cooperativa, em Guaçuí, com as presenças dos secretários de Estado da Agricultura Enio Bergoli, e de Assistência Social e Direitos Humanos Rodrigo Coelho, da prefeita de Guaçuí Vera Costa, do presidente da Colagua Bhurton Moreira de Oliveira, do diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) Pedro Rigo, do presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural Evair Vieira de Mello, do representante da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/ES) David Duarte Ribeiro, e de associados.

Durante o encontro, foi organizado um plano para alavancar o crescimento da cooperativa. Ao Governo do Estado, foi solicitada a tarefa de ajudar a Colagua na compra e concessão de um equipamento de refrigeração. Além disso, a Aderes vai se reunir com a OCB/ES para tentar solucionar problemas financeiros externos da cooperativa.

“A vinda da equipe do Governo até a sede da Colagua é para sinalizar que o governador Renato Casagrande determinou o auxílio para reerguer a cooperativa. Dentre as ações, estamos ajustando os caminhos para efetivar a parceria com a cooperativa Veneza, de Nova Venécia, que já compra metade do leite produzido pelos associados”, afirmou o secretário Enio Bergoli.

A crise da Colagua atingiu seu auge em março de 2012 e afetou a economia regional. Entre os motivos estavam atrasos salariais e demissão de funcionários, dívidas com os cooperados, denúncias de corrupção envolvendo a diretoria e a falta de produtos no mercado. O Conselho Administrativo foi renovado e novas parcerias foram firmadas para alavancar a recuperação da cooperativa.

Mike Figueiredo
mike@seag.es.gov.br