07/07/2015 11h29 - Atualizado em 07/03/2017 15h08

Cooperados recebem instrução sobre roçadeiras entregues pelo Estado


Oito agricultores familiares se reuniram na manhã desta segunda-feira (06), em Domingos Martins, para um curso sobre o uso de quatro roçadeiras que foram cedidas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e serão usadas em lavouras agroecológicas de acerola. A proposta da capacitação foi da Gerência de Produção Vegetal e Agroecologia.

Os agricultores treinados são da Cooperativa Valorização Incentivo e Desenvolvimento Agropecuário Sustentável do Vale do Orobó (Coopervidas), de Piúma. As instruções foram dadas pelos mecânicos da empresa que entregou as roçadeiras.

As técnicas repassadas foram quanto à montagem e desmontagem de lâmina, lubrificação, uso e mistura do combustível, regulagem da altura do equipamento, limpeza de filtro de combustível, funcionamento e operação de uso no campo.

De acordo com o agrônomo e gerente de Produção Vegetal e Agroecologia, Aureliano Nogueira da Costa, o evento fez parte de novo processo de atendimento da Seag às demandas dos produtores rurais, que precisam inserir o equipamento dentro de um processo de produção, compatível com a real necessidade de uso.

“A ideia surgiu por meio de uma demanda dos agricultores e da necessidade de adequar o sistema de produção que restringe o uso de produtos químicos no manejo do mato, em sistema de cultivo orgânico”.

Segundo ele, os equipamentos propiciam maior rendimento do trabalho de capina, além de proporcionar melhor qualidade de vida no trabalho, minimizando os esforços físicos advindos da capina com enxada. “Quando os produtores são treinados, podemos minimizar os riscos de acidentes no uso do equipamento, além de aumentar a sua vida útil e tornar os cooperados em multiplicadores de conhecimento”, completou.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves – juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatianacaus@seag.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus
Telefones: (27) 3636-3673/ (27) 3636-3689/ (27) 3636-3659/ (27) 98849-6999
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard