17/04/2014 13h59 - Atualizado em 07/03/2017 15h40

Cooabriel reunida com cafeicultores baianos

A Cooabrieu promoveu nos dias 10 e 11 último, uma rodada de reuniões com os seus sócios em três localidades de sua área de ação no sul da Bahia e reuniu perto de 200 pessoas.

A primeira (10/04) ocorreu em Camacã e no dia 11/04 os encontros foram realizados nos municípios de Itabela e de Teixeira de Freitas.

O Vice-presidente, Luiz Carlos Bastianello, o secretário, Onivaldo Lorenzoni e o Gerente Geral, Edimilson Calegari, participaram das reuniões, bem como as gerências e equipe técnica locais.

Luiz Carlos, que fez a abertura dos encontros, destacou a importância da oportunidade da Cooabriel em estar neste debate direto com os cooperados, para ouvir suas aspirações e necessidades e ao mesmo tempo falar-lhes das conquistas e desafios alcançados pela cooperativa no ano, bem como em seu contexto histórico.

Edimilson fez apresentação detalhada sobre os serviços da Cooabriel e apresentou os resultados alcançados no ano de 2013. Ele também fez um relato da história dos 50 Anos da cooperativa.
Num análise sobre os encontros, o Gerente, de Teixeira de Freitas, Anderson Riva, destacou a grande importância da presença da Diretoria em todas as unidades e do espaço para os sócios falarem, exporem suas ideias em relação às suas necessidades na região e sanarem dúvidas.

Da mesma forma, o gerente de Itabela, Adriano José Vasconcelos, avaliou a importância da presença da diretoria no encontro, por permitir um diálogo direto, para avaliação apurada das necessidades e aspirações dos sócios da região.

Dentre as principais reivindicações dos produtores, estão a abertura de Lojas de insumos, especialmente, na região de Camacã e Itabela, bem como, estruturas de atendimento e armazenagem em Camacã e estudos da montagem de um viveiro de mudas para atender toda região.

A Cooabriel inaugurou sua primeira unidade no sul da Bahia em 1999, em Teixeira de Freitas para levar seus serviços para perto de um grupo de sócios que residiam na região. Em 2007 iniciou os trabalhos em Itabela, expandindo um pouco mais sua atuação.

Hoje, cerca de 6% do quadro social da cooperativa está na região, movimentando em torno de 12% do total do café da Cooperativa.

Em 2013, o volume de café movimentado pelos sócios da região através da Cooabriel, gerou o montante de R$1.512.741,17 em arrecadação de ICMS, beneficiando os municípios da região.