17/09/2013 11h30 - Atualizado em 07/03/2017 15h29

Cooabriel: 50 anos fortalecendo o café conilon capixaba

O café conilon é o grande responsável pelo reconhecimento do Espírito Santo no setor cafeeiro brasileiro. Afinal é por conta dele que somos o segundo maior produtor de café do país. Ele representa 78% do café robusta colhido no Brasil. Dentro da história de 100 anos de evolução e de sucesso do conilon no Estado, está a Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), que, na última sexta-feira (13), celebrou 50 anos.

Já nos últimos 20 anos o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) passou a contar com a parceria da Cooabriel, que é a maior cooperativa de conilon do país. Desde a década de 80, as pesquisas científicas com café conilon nas diferentes áreas do conhecimento realizadas pelo Instituto se tornaram cada vez mais importantes no desenvolvimento da cultura e do Espírito Santo. É neste ponto que a parceria se intensificou.

Desde 1993 a Cooabriel vem utilizando os clones das oito variedades clonais desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético de café conilon do Incaper, visando produção de mudas superiores para atender os produtores na renovação do parque cafeeiro. A cooperativa com forte presença na vida dos produtores do Norte do Espírito Santo e Sul da Bahia chega a produzir e disponibilizar aos cafeicultores mais de três milhões de mudas melhoradas oriundas do programa.

Para o coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura e pesquisador do Incaper, Romário Gava Ferrão, a parceria é importante para ambos. “Temos orgulho de trabalharmos juntos com a Cooabariel. São 50 anos de grandes contribuições, evolução e sucesso, em benefício do crescimento da cafeicultura e do Espírito Santo”, ressaltou.

Ferrão destaca ainda a participação da cooperativa na multiplicação dos resultados de pesquisas dos inimigos naturais para controlar a broca do café. “A Cooabriel possui estrutura e capilaridade adequada e com isso obtém sucesso nas áreas do fomento de mudas e transferência das diferentes tecnologias e conhecimentos, oriundos do trabalho do Incaper”, afirmou.

Sobre a festa que reuniu mais de mil famílias produtoras de café conilon, o coordenador parabeniza a instituição. “Foi um momento lindo e único. Uma festa feita para quem trabalha para desenvolver o nosso Estado”.

No local, os participantes assistiram a uma palestra motivacional. “O palestrante destacou a importância de superar momentos difíceis. Com a crise no preço do produto, o tema mostrou que é preciso se unir e organizar para enfrentar a fase”, alertou Ferrão.

O evento celebrou o jubileu de ouro da Cooabriel e uniu produtores, autoridades, governantes, instituições de pesquisa, ensino e assistência técnica, agentes de créditos e de mercado, entre outros do setor cafeeiro. Também homenagearam os principais setores, instituições e personalidades que contribuíram mais efetivamente para essa importante trajetória e história da Cooabriel.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre -luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Carla Einsfeld
Tel.: 3636-9866/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard