18/09/2013 14h36 - Atualizado em 07/03/2017 15h29

Conhecimento científico e saber popular: plantas medicinais em debate no Incaper

O sabor popular de comunidades tradicionais, pastorais sociais e agricultores familiares pode ser aliado ao conhecimento científico de professores, pesquisadores e técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) durante o II Fórum de Plantas Medicinais, Aromáticas, Condimentares e Nutracêuticas. A abertura do evento, que vai até sexta-feira (20), ocorreu nessa terça-feira (17), no auditório da Sede do Incaper.

“Este encontro marca mais uma etapa do processo de organização e estudo sobre as plantas medicinais. Seu diferencial está na congregação de saberes, daqueles que mantiveram as tradições dos saberes populares com aqueles que têm sistematizado o conhecimento científico”, falou a coordenadora do programa de plantas medicinais do Incaper, Fabiana Ruas.

Durante a abertura, o chefe da área de pesquisa do Incaper, José Aires Ventura, disse que a demanda pela sistematização do conhecimento sobre plantas medicinais é grande. “É preciso agregar o conhecimento científico ao saber popular. A sociedade tem cobrado o estudo de plantas medicinais e o Incaper tem trabalhado para isso. É preciso avançar no conhecimento agronômico dessas plantas, introduzindo questões como manejo”, disse Aires.

Para o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, é preciso valorizar cada vez mais o rural. “Precisamos valorizar o que é tradição no meio rural e aprender as lições da ciência a fim de estruturar o conhecimento sobre plantas medicinais. É preciso lembrar que, além de contribuir para a saúde, esse também é um nicho de mercado, que trabalha a perspectiva da sustentabilidade, com redução de impactos na água e no solo”, afirmou Evair.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard