27/09/2013 12h59 - Atualizado em 07/03/2017 15h31

Conheça os benefícios da couve-flor

Com preço acessível no mercado das Centrais de Abastecimentos do Espírito Santo (Ceasa/ES), a couve-flor contém genesteína, um composto funcional que inibe o aparecimento e o crescimento de tumores no organismo, contribuindo na prevenção do câncer. No entreposto central, localizado em Cariacica, foram 3.359.946 quilos vendidos da hortaliça totalizando R$ 3.407.192,36, o preço médio está cotado em média a R$ 0,60.

Segundo o produtor de Santa Maria de Jetibá, Edson Boldt, a couve-flor é um produto bastante vendido e sempre procurado no mercado. “Eu costumo vender praticamente todas as caixas. Em média, a caixa com cerca de oito unidades é vendida a R$ 5,00. Ela é um produto de fácil plantio e se adapta a todos os climas, por isso é produzida durante todo o ano”, conta o produtor.

De acordo com os dados do Setor de Estatística da Ceasa/ES, o município que lidera a comercialização é Santa Maria de Jetibá com 48,70% (1.636.302 quilos), Domingos Martins ocupa o segundo lugar com 19,29% (648.240 quilos). Outros municípios que ofertam no mercado são Santa Teresa com 273.840 quilos; Santa Leopoldina com 251.700 quilos; Alfredo Chaves com 231.744 quilos; Vargem Alta com 218.832 quilos; Venda Nova do Imigrante com 47.748; Afonso Cláudio com 36.720 quilos; Itarana com 8.772 quilos; Castelo com 1.080 quilos; Marechal Floriano com 780 quilos; Cariacica com 708 quilos e Viana com 360 quilos.

Saúde

De acordo com a nutricionista Mayara Magalhães as vitaminas presentes na folhosa auxiliam na proteção da visão. “O potássio, por exemplo, ajuda na contração muscular, na condução nervosa, nos batimentos cardíacos, na formação de proteínas e na produção de ATP (energia), enquanto as fibras contribuem no funcionamento regular do intestino. A couve-flor também é rica em vitaminas A e C e possui baixa caloria (cerca de 30 kcal em uma xícara cozida), a quantidade mínima de gordura é próxima a 0%”, explica.

A nutricionista ainda dá dicas de como higienizar a hortaliça e uma receita saborosa de couve-flor gratinada.

“Desmembre as flores da couve-flor e lave-as bem em água corrente. Mergulhe as peças em 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária e deixe imergida por 15 minutos. Após esse procedimento, lave novamente as flores e está pronta para ser utilizada. É importante ficar atento ao sabor. Para não perder os nutrientes durante o preparo, deve-se cozinhar a couve-flor no vapor ou ferver rapidamente. Quando cozida demais, ela fica mole e libera compostos sulfurosos, ganhando um cheiro desagradável e deixando o sabor amargo”, ensina Mayara Magalhães.

Receita
Couve-flor gratinada
Ingredientes:
1 couve-flor média
1 copo de requeijão
2 ovos
50 g de queijo ralado
200 g de mussarela
Cheiro verde
1 tomate picadinho
Margarina para untar

“Cozinhe a couve-flor com sal até ficar bem macia. Depois, escorra e coloque em forma untada com margarina. Acrescente o requeijão (colheradas espalhadas) e bata os ovos. Junte 25 gramas de queijo ralado, cheiro verde e o tomate. Jogue os ovos batidos por cima da couve-flor e em seguida cubra com a muçarela. Para deixar ainda mais bonito e saboroso, polvilhe com o restante do queijo ralado. Leve ao forno para gratinar e sirva à vontade”.

Assessoria de Comunicação – Ceasa-ES
Rainã Jacobsen Maier