Conferência Nacional debate futuro da pesca e da aquicultura em evento no Espírito Santo
O Espírito Santo sediou, nesta quinta-feira (25), a etapa estadual da 4ª Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca, reunindo pescadores artesanais, aquicultores, pesquisadores, representantes de entidades do setor e gestores públicos para discutir os desafios e as perspectivas da atividade no País. A abertura do evento foi realizada na sede da Petrobras, em Vitória.
Retomada após 16 anos, a conferência tem como tema “Pesca e
Aquicultura: de Política de Governo a Política de Estado” e busca fortalecer a
participação social na construção de propostas voltadas ao desenvolvimento
sustentável da pesca e da aquicultura brasileiras.
O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento,
Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, participou da abertura acompanhado da equipe
de pesca da Seag e destacou a importância do evento para a definição de
políticas públicas voltadas ao setor.
“A pesca e a aquicultura têm grande importância econômica,
social e cultural para o Espírito Santo. A conferência representa um espaço
fundamental para ouvir os trabalhadores, identificar desafios e construir
propostas que fortaleçam a atividade, promovam a sustentabilidade e garantam
melhores condições para as comunidades pesqueiras e aquícolas. É um momento
importante de diálogo e planejamento para o futuro do setor”, afirmou Bergoli.
Durante os debates, os participantes discutiram sobre a
valorização das comunidades tradicionais, a equidade de gênero, o
fortalecimento da cadeia produtiva do pescado e os desafios das mudanças
climáticas.
Construção de propostas para a etapa nacional
As conferências estaduais têm como objetivo consolidar
propostas que serão encaminhadas para a 4ª Conferência Nacional de Aquicultura
e Pesca, prevista para acontecer entre os dias 11 e 13 de novembro de 2026, em
Brasília (DF).
Além da elaboração de propostas, o encontro também foi
responsável pela eleição dos delegados que representarão o Espírito Santo na
etapa nacional, levando as demandas e prioridades definidas pelos participantes
capixabas.