25/02/2013 14h23 - Atualizado em 07/03/2017 15h01

Comunidade de Marilândia recebe caminhão para transportar café

Mais de 30 famílias de pequenos agricultores de Córrego Limoeiro, em Marilândia, podem contar, a partir de agora, com um caminhão com carroceria para transportar a colheita de café e os insumos necessários para a produção agrícola. A entrega foi realizada na manhã desta quinta-feira (7), na sede da comunidade.

O veículo foi adquirido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com investimento de R$ 102 mil. Uma parte dos recursos foi direcionada por emenda parlamentar estadual e a entrega faz parte das ações do Programa ‘Vida no Campo’.

“A agricultura é importante para muitos municípios do Espírito Santo e quase 90% das propriedades rurais de Marilândia são de agricultores familiares. O objetivo do Governo do Espírito Santo é chegar a quem mais precisa, que no interior do Estado são os pequenos produtores. Este caminhão vai resolver o problema do transporte da produção e vai ser utilizado de forma coletiva, podendo atender também as comunidades vizinhas”, afirmou o secretário da Agricultura, Enio Bergoli.

“Temos de agradecer ao Governo por este caminhão, que vai incentivar o trabalho dos pequenos proprietários que não têm condições de comprar um veículo como este. Agora, os agricultores familiares não vão mais precisar pagar frete para levar o café até os secadores, o que encarece os custos de produção”, afirmou o presidente da Associação Comunitária dos Produtores do Córrego Limoeiro e vice-prefeito de Marilândia, Tarcísio Arrivabene.

Investimentos em Marilândia
A agricultura de Marilândia conta com mais investimentos do Governo do Espírito Santo, por meio da Seag. Com o Programa ‘Vida no Campo’, o Projeto Infraestrutura Produtiva vai destinar, em 2013, para o município o valor de R$ 250 mil para compra de equipamentos que beneficiem os agricultores familiares.

Além disso, o município será beneficiado com um kit para reestruturação da Secretaria Municipal de Agricultura. Os equipamentos que serão entregues são um veículo, um GPS, um projetor multimídia, uma câmera fotográfica e um computador com impressora multifuncional.

Programa ‘Vida no Campo’
Lançado em 2011 pelo Governo do Espírito Santo, com ações para ampliar as oportunidades e promover a inclusão social e o desenvolvimento regionalmente equilibrado, o programa ‘Vida no Campo’ contempla 13 projetos de apoio à agricultura familiar capixaba.

Esses projetos englobam ações nas áreas de assistência técnica, infraestrutura produtiva, revitalização de assentamentos, crédito fundiário, crédito rural, comercialização, habitação, titulação de terras, agricultura orgânica, agroecologia, juventude rural, empreendedorismo e agroindústria.

Mike Figueiredo
mike@seag.es.gov.br