29/09/2013 06h42 - Atualizado em 07/03/2017 15h31

‘Comunicação no Campo’: Sinal de celular e de internet 3G é inaugurado em Pedra Menina

Foto: Romero Mendonça/Secom
Os serviços de telefonia móvel e Internet 3G chegaram à localidade rural de Pedra Menina, em Dores do Rio Preto, na Região do Caparaó. O anúncio oficial aconteceu na manhã desse sábado (28) para completar a primeira fase do Programa ‘Comunicação no Campo’, que levou os serviços para dez comunidades rurais em diversas regiões do Estado.

O governador Renato Casagrande inaugurou o sistema de telefonia fazendo uma ligação para a Pousada da Dona Consuelo, que sempre acreditou no potencial turístico da região e foi pioneira em investir na estrutura para receber visitantes.

"Inauguramos no ES os primeiros 10 distritos do país com telefonia móvel e internet 3G implantadas por iniciativa de um governo estadual, uma ação inovadora. Vamos fazer mais 71 localidades e seguiremos ampliando até sermos o primeiro estado do Brasil a ter esse benefício em todo o seu território. Não nos acomodaremos, seguiremos trabalhando, porque aqui em Pedra Menina vive gente que tem os mesmos direitos de quem mora em Vitória, e a chegada da telefonia e da internet também garantem qualidade de vida", afirmou o governador Casagrande.

Os serviços foram realizados pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com tecnologia da operadora Vivo, dentro do programa ‘Comunicação no Campo’ e com investimentos na ordem de R$ 300 mil.

“O Governo do Estado, de forma inédita no Brasil, está investindo recursos para levar às comunidades rurais os mesmos serviços de qualidade que existem nos grandes centros urbanos. Mais uma vez o Espírito Santo está servindo de modelo para o Brasil”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

"Os turistas não podiam comemorar, ligar para as pessoas queridas e dizer das belezas que estão vendo na região. Esse é um presente que não tem valor mensurável, porque é o desenvolvimento chegando a Pedra Menina", disse a prefeita Claudia Bastos.

Nascido no Distrito de Pedra Menina, o agricultor José Marques Lacerda, 71 anos, comemorou a chegada do investimento. “Todo mundo que mora aqui ficou muito animado com a chegada da telefonia e da internet. Para a gente se comunicar com as outras pessoas que moram aqui era preciso ir até a casa delas. Agora, podemos dar algum recado por telefone, por exemplo. Viver sem o telefone é muito difícil e estamos muito agradecidos por este bonito trabalho que o Governo está realizando”, declarou.

Além do município de Dores do Rio Preto, os serviços de telefonia móvel e Internet 3G estão à disposição da população em áreas rurais de Montanha, Governador Lindenberg, Pancas, Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria do Jetibá e Rio Bananal.

Com os serviços em operação nos nove municípios, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 36 mil pessoas serão beneficiadas diretamente.

Novo edital

A Secretaria de Estado da Agricultura publicou um novo edital para instalar os serviços de telefonia móvel e Internet 3G em mais 71 localidades rurais de todas as regiões do Espírito Santo. Os investimentos do Governo do Espírito Santo com a operação, poderão chegar a R$ 21,3 milhões.

Com os sinais em operação, a população rural terá uma comunicação mais ágil e eficiente, com acesso facilitado aos serviços de saúde, educação, segurança, ciência e tecnologia e às informações referentes ao mercado agrícola, maior potencial para geração de renda do agronegócio capixaba, com a possibilidade de atingir novos mercados e a possibilidade de desenvolvimento de novos negócios, principalmente relacionados ao agroturismo e às agroindústrias.

De acordo do o IBGE, cerca de 146 mil pessoas serão beneficiadas nessas 71 localidades.

Mike Figueiredo
mike@seag.es.gov.br